A Administração Municipal entregou na manhã do último dia 4 de dezembro a revitalização da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Gonso, no Jardim Aeroporto. A cerimônia contou com a presença da prefeita Renata Braga, do deputado estadual Adilson Rossi (PSB), do vereador Alessandro Rossi Bertazzi, o Dentinho (PSDB), da bisneta do patrono da escola, Luciana dos Santos Estrela Silva Ferronato, servidores, professores, funcionários, alunos e convidados.
A escola em seu novo prédio foi inaugurada em fevereiro de 2009. Passados pouco mais de 4 anos, a edificação apresentou um grave problema estrutural. O diagnóstico foi apontado em laudo elaborado pelo Departamento de Obras e Serviços Municipais. Com isso, a parte afetada, onde ficam as salas administrativas, teve de ser interditada para a realização da reforma. A área onde ficam as salas de aula não foi afetada.
Numa vistoria realizada no final de abril de 2013, a Defesa Civil de Porto Ferreira constatou que o prédio apresentava “sérios problemas estruturais, bem como rachaduras, telhas quebradas, trincas e umidade nas paredes”.
Foi realizada, então, toda a reforma da parte frontal da escola, troca do telhado central e pintura do prédio, tornando o ambiente seguro e agradável aos alunos.
Durante a cerimônia a prefeita Renata Braga solicitou ao deputado Adilson Rossi recursos financeiros, no montante de R$ 100 mil, para a construção de um laboratório de ciências na Unidade Escolar. O deputado se comprometeu a buscar os recursos junto ao Governo do Estado.
Ainda nos discursos foram feitos os agradecimentos a todos os envolvidos no trabalho de revitalização escolar, ressaltando sempre a importância de um ambiente seguro para alunos, professores e funcionários.
Este ano, na área da Educação, foram revitalizadas as escolas municipais Professora Otília da Silva Silveira (Cristo Redentor), Professor Agostinho Garcia (Jardim Anésia) e Sud Mennucci (Centro), além da Creche Asmelide Zuzzi Bruno (Jardim Anésia). O Departamento de Educação foi transferido para um novo prédio, mais amplo e funcional. A Emei Mãe Maria (Vila Maria) também passa atualmente por reformas. E novas creches serão construídas nos bairros Vila Maria e Lagoa Serena.
História
A Emef Professor José Gonso teve seu decreto de criação datado em 26 de novembro de 1947 e instalação em 23 de setembro de 1952, sendo denominada “II Grupo Escolar de Porto Ferreira”. Funcionou provisoriamente no prédio do Grupo Escolar Sud Mennucci. Teve como primeiro diretor o professor Bráulio Teixeira.
Em 1954 o II Grupo Escolar de Porto Ferreira transfere-se para prédio próprio na avenida Professor Henrique da Mota Fonseca Júnior, e passou a denominar-se Grupo Escolar Professor José Gonso. Depois de outras mudanças na nomenclatura, apenas em 1999, com a municipalização do ensino, passou-se a chamar Emef Professor José Gonso.
Para atender a nobre missão de educar e preparar a nação através da construção de conhecimento necessários para a formação de cidadãos responsáveis, em 2009 houve a transferência da escola de prédio que pertencia ao Estado para um prédio próprio situado a avenida General Álvaro de Goes Valeriani, nº 1.225, no Jardim Aeroporto, atendendo assim a uma demanda desta região por uma escola de 1ª a 4ª séries e ampliando gradativamente para os anos finais do ensino fundamental (5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries).
A partir de 2013, assumiu a direção a educadora Valéria Celi Perna Cortez.
Homenageado
José Gonso, natural de São Roque, nasceu em 1883, formou-se professor em 1902 em Itapetininga.
Casou-se com Rita da Cunha e tiveram 5 filhos: Alceu, Dirce, Aimée, Zilah e Maria Teresa.
Em sua longa carreira, passou por diversas cidades e em 1930 veio para Porto Ferreira, onde exerceu o cargo de diretor do Grupo Escolar Sud Mennucci.
Faleceu em 1948 já em Santa Rita do Passa Quatro.
Fonte: AC