Devido a baixa incidência de chuvas, situação atípica neste período, e o forte calor registrado, a Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro, através do Setor Municipal de Água e Esgoto, decidiu pela volta do racionamento de água em toda cidade.
A partir desta segunda-feira, dia 19, a distribuição será interrompida por 12 horas durante o dia – das 7h às 19 horas – e o abastecimento será feito à noite – das 19h às 7 horas do dia seguinte.
A medida irá vigorar de segunda a sexta-feira, sendo suspensa aos sábados e domingo, quando haverá abastecimento normal, 24 horas por dia.
O racionamento acontece de forma preventiva, pois o nível da Represa Passa Quatro, que abastece a cidade, chegou a 2 metros nesta sexta-feira, dia 16. A previsão do Setor Municipal de Água e Esgoto é de que, com o consumo do fim de semana, o nível baixe para menos de 1,8m.
A medida, recomendada pela Defesa Civil Estadual, acontece de forma preventiva, visando o período de estiagem, para evitar que a cidade fique totalmente sem nos meses de seca.
INVESTIMENTOS
Em 2014, a prefeitura santa-ritense, com apoio do DAEE (Departamento de Água e Energia do Estado de São Paulo), realizou um trabalho de desassoreamento da represa, aumento sua capacidade de armazenamento em duas vezes e meia. O entorno da represa também recebeu o plantio de 5 mil mudar de árvores nativas, visando a recuperação ambiental do local.
Esta semana, o prefeito Leandro Luciano dos Santos entregou à Defesa Civil do Estado o projeto da nova adutora, que levará água da Represa São Valentim à Represa Passa Quatro. Com cerca de 7 km de distância entre as duas represas, e tubulação de 10 polegadas, a obra deverá custar mais de R$ 3 milhões.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Rita