A prefeita Renata Braga recebeu em seu gabinete, na tarde de segunda-feira (02/03), o presidente da Câmara, vereador Luiz Antônio de Moraes, o Maguila (PPS), o vereador Rômulo Rippa (PSD) e o diretor de Desenvolvimento Dori Américo, que também vem acumulando a função de assessor legislativo no exercício de 2015.
Na pauta, o projeto que propõe subvenção para o pagamento de transporte a estudantes ferreirenses que estejam cursando estabelecimento de ensino localizado dentro de um raio de 100 quilômetros do município, matriculados em cursos que não sejam oferecidos por instituições de ensino superior instaladas em Porto Ferreira.
No decorrer das discussões acerca do assunto, as autoridades enfatizaram o quanto será importante a análise socioeconômica de cada aluno interessado. Este trabalho será desenvolvido por profissionais especializados do Departamento de Promoção Social. Também foram discutidos outros detalhes técnicos, que serão regularizados por decreto após eventual futura aprovação de projeto de lei a ser enviado para apreciação da Câmara.
Além disso, também foi explanado a respeito da extensão do benefício aos alunos de cursos técnicos, desde que também não sejam oferecidos por instituições de Porto Ferreira, o que será tratado internamente pela equipe do Governo Municipal, entre outros ajustes.
O anteprojeto 14/2015, de autoria de Rippa, já é um trabalho previamente elaborado para que o Poder Executivo paute o texto a ser apresentado ao Poder Legislativo dentro em breve. Ele complementa e atualiza uma antiga bandeira da atuação parlamentar de Maguila, que no decorrer de sua carreira sempre se dedicou a esse tema, mas sempre com base na participação da antiga Associação dos Estudantes, por hora desativada. Inclusive, a viabilidade orçamentária para que o novo projeto seja implantado já a partir do segundo semestre de 2015 está pautada na reserva de rubrica contábil, fruto de uma emenda de Maguila ao Orçamento deste ano.
Parceria suprapartidária e valorização da Câmara
“Este é realmente um trabalho em conjunto, suprapartidário, em prol da categoria estudantil. Com isso, fazemos justiça a essas pessoas que realmente merecem um aporte governamental, um apoio legal e oficial da nossa Administração, sendo ajudados no transporte para conseguirem regularidade na frequência. Quanto mais jovens formados e com conhecimento melhor para o nosso mercado de trabalho, nossa economia”, destacou Renata Braga.
A prefeita também acredita que o projeto será “abraçado” por todo o Legislativo. “Quero destacar, sim, nesse particular, a atuação dos vereadores Rômulo e Maguila pela iniciativa, mas quero valorizar cada um dos nossos vereadores, que certamente serão parceiros nessa luta, abraçando a causa dos nossos estudantes e se manifestando com votos favoráveis na futura aprovação da matéria na Câmara. Lembrando ainda que a aprovação deste projeto vem totalmente ao encontro com o meu Plano de Governo nessa área”, declarou a prefeita Renata Braga.
Fonte: AC