O audiovisual ganhou força nos últimos anos, principalmente com o aumento da oferta e do tamanho da banda de internet, inserindo-o na web. O profissional da área tem hoje como principais empregadoras as produtoras de cinema e vídeo e agências de publicidade e comunicação. Há também a possiblidade de trabalhar por conta própria, com uma estrutura básica e enxuta, prestando serviços para empresas ou em parceria com produtoras maiores.
De acordo com o docente da área de comunicação e artes do Senac São Carlos, Eduardo Moraes, a publicidade audiovisual vem absorvendo muitos profissionais. Ele conta que, além dos formatos tradicionais de spots comerciais e institucionais utilizados em rádio e TV, as grandes empresas têm optado também por ter uma TV exclusiva para as comunicações internas ou, até mesmo, circuitos internos de rádio, denominadas rádio empresas. “Isso faz com que as produtoras busquem, cada vez mais, profissionais preparados para que o resultado seja alcançado de forma eficaz.
O profissional desta área pode, também, montar seu home studio. Com isso, ele tem a possibilidade, por exemplo, de se dedicar à propaganda-volante e, ainda, com as facilidades da internet, gravar campanhas para outros lugares”.
Para Eduardo, toda empresa, independentemente de seu porte, precisa de divulgação. “A máxima da propaganda já diz que quem não é visto, não é lembrado, então, consequentemente, quem anuncia mais, é lembrando mais. Daí a importância em se fazer uma comunicação marcante, que fique na cabeça das pessoas. Quem é que nunca se pegou cantarolando um jingle ou usando o slogan de uma determinada marca?”, comenta.
O docente alerta para que a empresa encontre a linguagem correta e o meio adequado para atingir o seu público específico. Atualmente, há diversos meios e recursos para comunicar e a publicidade audiovisual é um deles. Para quem deseja usar a voz profissionalmente, Eduardo aponta que não é um trabalho fácil. “É necessário muito treino para conseguir transmitir a mensagem que existe por trás da palavra. “O mercado de hoje tem dado mais importância à interpretação do que à voz impostada. A voz comum precisa ter uma boa dicção e passar por um processo de entendimento das técnicas. É fundamental também ter uma boa interpretação e saber distinguir os públicos, de acordo com a segmentação e o meio de comunicação que a peça será veiculada”.
Para quem busca profissionalização nesta área, o Senac São Carlos tem várias opções de cursos livres com inscrições abertas, como os de Workshop de Produção de Jingles, Locução Comercial e Narração de Documentários e Vídeos Institucionais. Estes cursos têm curta duração e consideram tendências de mercado com maior rapidez, além do processo mais rápido de desenvolvimento.
O Workshop de Produção de Jingles é destinado a produtores de áudio, sonoplastas, programadores musicais, DJs, músicos, estudantes e profissionais de comunicação, propaganda e marketing, rádio, TV e cinema. O curso diferencia-se pela abordagem conceitual e prática, permitindo aos participantes conhecerem todo o processo de produção de jingles até a finalização da peça.
O curso Locução Comercial é voltado para pessoas com alguma experiência em gravação de voz, locutores, atores e profissionais de comunicação e tem como objetivo preparar o aluno para realizar locução de textos comerciais identificando e interpretando os diferentes estilos, utilizando adequadamente os recursos vocais e corporais, para a venda de produtos, serviços e marcas.
Já Narração de Documentários e Vídeos Institucionais destina-se a profissionais da voz, tais como locutores, atores e jornalistas e capacita o aluno a narrar com ritmo, entonação e cadência apropriados, com objetivo de envolver o público na atmosfera do programa. É ministrado por profissionais atuantes no mercado e conta com a colaboração de fonoaudiólogos que indicarão caminhos para o uso responsável da voz.
Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no site www.sp.senac.br/saocarlos, pelo telefone (16) 2107-1055 ou diretamente na unidade.
Serviço:
Workshop de Produção de Jingles
Data: de 22 a 30 de junho de 2015
Horário: das 8h30 às 11h30; às segundas, terças e quartas-feiras
Locução Comercial
Data: de 6 a 29 de julho de 2015
Horário: das 19 às 22 horas; de segunda sexta-feira
Narração de Documentários e Vídeos Institucionais
Data: de 6 a 31 de julho de 2015
Horário: das 14 horas às 17h30; de segunda a sexta-feira
Local: Senac São Carlos
Endereço: Rua Episcopal, nº 700
Informações: no site www.sp.senac.br/saocarlos ou pelo telefone (16) 2107-1055.