O vereador Élcio Arruda (PPS) apresentou indicação à prefeita Renata Braga e departamentos competentes, para que sejam instalados em locais estratégicos do município placas informativas, de como as pessoas podem denunciar maus-tratos a animais no município (disk denúncia). Nestas placas conteriam o número na lei que é a 9609/98, Artigo 32, os números de telefone Polícia Militar e Guarda Civil Municipal com os dizeres: "É proibido abandonar, envenenar, bater, não dar comida, para cães, gatos e outros animais, DENUNCIE".
Não só em Porto Ferreira, como em vários municípios, o papel das ONGs e grupos que lutam pela "causa animal" tem sido fundamental para o acolhimento, denúncias, socorros, castrações, adoções, doações, entre outras medidas que visam bem estar de cães, gatos e outros animais.
Segundo o vereador Élcio Arruda, a instalação de placas informativas é uma medida de baixo custo e que visa principalmente a conscientização da população, de que não se deve maltratar e nem abandonar animais nas ruas. "Na maioria das vezes a população não sabe como denunciar, principalmente maus-tratos a animais, temos que fazer a nossa parte, ao menos denunciando, é inadmissível que algumas praticas ainda sejam realidade".
Ainda segundo o vereador, estas placas seriam instaladas em pontos estratégicos, de grande fluxo de pessoas, como entrada de bairros e avenidas principais. Algumas destas placas também poderiam conter o número do centro de zoonoses e informado também sobre castrações e outras informações ligadas a causa animal.
Foto: indicada pelo vereador