A Prefeitura de Porto Ferreira vai inaugurar no próximo dia 25 de setembro, às 15 horas, na rua João Biaziolo, 255, no Jardim Jandyra, o Centro de Zoonoses Olávio Rodrigues Ribaldo.
No local, o Departamento de Saúde vai desenvolver o Projeto de Castração, visando à educação e o incentivo à guarda responsável dos proprietários de cães e gatos de Porto Ferreira.
Na manhã de terça-feira (15/09) a prefeita Renata Braga visitou o local, em companhia do presidente da Câmara Municipal, vererador Luiz Antônio de Moraes (Maguila), do diretor do Departamento de Saúde, Geraldo Alencar Ribeiro, e do cirurgião-dentista Marcelo Melara, novo presidente do Conselho Municipal de Saúde.
“Viemos conferir os preparativos para a inauguração deste prédio e finalmente concretizar um sonho de todos aqueles que amam e lutam por melhores cuidados com os animais. Fico feliz também em homenagear a família de Olávio Rodrigues Ribaldo, que era referência no cuidado com os bichos”, comentou a prefeita Renata Braga.
Veja a seguir algumas informações sobre os trabalhos que serão desenvolvidos no Centro de Zoonoses:
O que é a Castração?
– É um procedimento cirúrgico relativamente seguro e que favorece rápida recuperação do animal (aproximadamente uma semana).
– É executado com anestesia geral, o que proporciona ao animal o mínimo de desconforto.
– Nesta cirurgia são retirados os ovários e o útero em fêmeas e os testículos em machos, órgãos responsáveis pela reprodução.
– Os cães e os gatos podem ser castrados a partir dos seus 6 (seis) meses de idade, sem que isto interfira no seu desenvolvimento normal.
Como funciona o Projeto de Castração:
– A esterilização cirúrgica (castração) de cães e gatos será realizada por médicos veterinários e com alunos da faculdade Unicep.
– Antes de ir para a cirurgia, haverá uma orientação do pré e pós operatório com o objetivo de verificar se o animal tem condições físicas e de saúde para ser operado.
O que é necessário para participar do Projeto de Castração?
– O proprietário deve obrigatoriamente realizar o cadastro de seu animal na Vigilância Sanitária, na rua Nelson Pereira Lopes, 521, Centro.
– Ter o animal a partir de 6 meses de idade;
– Estar livre de doenças e parasitas (pulga, sarna, carrapato etc.);
– Estar em boas condições de higiene (limpo).
Fonte: Assessoria de Comunicação