Após uma intensa semana em que a cidade viveu 54º Festival Zequinha de Abreu, a cultura volta a ser destaque em Santa Rita do Passa Quatro. A partir do próximo dia 26, sábado a cidade será sede que quatro seletivas regionais do Mapa Cultural Paulista.
A região de Araraquara estará na disputa em um dos eventos culturais mais importantes de todo o Estado de São Paulo. A edição 2015/2016 do Mapa Cultural reunirá no município, concorrentes nas modalidades Teatro, Artes Visuais, Dança e Canto Coral e Música Instrumental.
Até o próximo dia 17 de outubro, o Centro Cultural Mario Covas recebe artistas nas modalidades teatro, artes visuais, dança, canto coral e música instrumental das cidades de Altinópolis, Américo Brasiliense, Batatais, Bebedouro, Colina, Descalvado, Gavião Peixoto, Matão, Monte Alto, Orlândia, Porto Ferreira, São Carlos, São Simão, Sertãozinho e Taquaritinga.
Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público (confira abaixo a programação completa).
O PROGRAMA
Criado em 1995 com o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, o Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte (Organização Social de Cultura), visando também estimular a participação dos municípios em atividades culturais.
O mapeamento é feito em quatro fases: Municipal e Regional, providas em 2015, e a Estadual, que acontece em 2016. Para esta edição estão concorrendo sete expressões artísticas e as respectivas categorias: Artes Visuais (artes plásticas, desenho de humor e fotografia), Canto Coral, Dança, Literatura (conto, poema e crônica), Música Instrumental (solista e conjunto), Teatro e Vídeo.
PROGRAMAÇÃO
MAPA CULTURAL PAULISTA – Edição 2015/2016
Programação Fase Regional – Região ARARAQUARA
TEATRO – Sábado (26/09)
16 horas: Grupo Galhofas (Descalvado), com espetáculo “Cadê o pássaro que estava aqui?”.
17 horas: Alunos da Oficina de Iniciação ao Fazer Teatral (Taquaritinga), com “A Promessa ou o Causo da Fileta de Couro”,
18 horas: Grupo Teatral Arte Vida (Gavião Peixoto), com “A Farsa do Morto Vivo”.
20 horas: Cia. Labirinto de Teatro (Matão), com “Do Amor”.
ARTES VISUAIS – Domingo (27/09)
A partir das 18horas: exposição de 30 obras de artistas plásticos da região.
DANÇA – Dia 10 de outubro, sábado.
Às 20 horas: Dirceu Brás Pano e CIA. Blackout (Américo Brasiliense), com
“Um Exercício de Imaginação Que Está Além da Ficção”; Chamas da Fé (Gavião Peixoto), com “Me Refaz”; Academia Lucinéia Arte e Dança (Matão), com “Orion”; Stúdio Ello de Dança (Porto Ferreira), com “Insofreável”; Grupo Ballet Expressão (São Carlos), com “No Cair da Noite” e Grupo D’Alma (Taquaritinga), com “DJ, Solta a Batida”.
DANÇA – Dia 11 de outubro, domingo.
Às 20 horas: Ponto de Cultura (Altinópolis), com “Nossa Dança”; Arte em Movimento (Batatais), com “Luz e Escuridão”; Escola de Dança Márcia Delmondes (Bebedouro), com “Estou Esperando”; Jovem Cia. de Dança Expressart (Colina), com “Dança Contemporânea”, No Break (Monte Alto), com “Efeito Natural”, Usina da Dança (Orlândia), com “Corpo Cidade”; Mundo Capoeira (São Simão), com Capoeira Angola e Capoeira Regional e Núcleo de Dança Wladimir Mendes e Adriano Santos – (Sertãozinho), com “Devaneios”.
CANTO CORAL E MUSICA INSTRUMENTAL – Dia 17 de outubro, sábado.
Às 20 horas – Coral: Coro Frater (Matão), com as músicas “Tiro ao Álvaro” e “Berimbau” e Madrigal Gaudete (Porto Ferreira), com “Tico-Tico no Fubá” e “Love Of My Life”.
Música Instrumental: Carol Viola, com as músicas “Brasileirinho” e “Ave Maria”; Grupo Acorde, com “Lampião de Gás” e “BWV 1068 – Ária suíte nº 3 para orquestra (D maior)” e Matheus Mustache (Porto Ferreira), com “Tico-Tico no Fubá” e “Comptine d' un auttre été”.
Todas as atrações são gratuitas e acontecem no Centro Cultural Mário Covas.
Fonte: Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro