Escrever é a função cultural que dita o comportamento de um escritor. Pressupõe que o uso de palavras e símbolos, determina suas funções dentro da literatura. Registra provisoriamente em sua mente as palavras, escreve, fazendo uma marca, que quando lida, pode se dizer o tamanho da capacidade de sua marca. Alex de Souza Magalhães parece querer deixar uma marca dentro da literatura. Assim chegou a sua décima obra. Começou meio que por acaso, como que em um “acidente”, mas esse “acidente”, deixou marcas profundas e o escritor resolveu aproximar dos fatos sua linguagem literária, para cicatrizar as marcas do racismo, que o tempo deixou.
Alex ganhou adeptos, simpatizantes, leitores, críticos, amigos e respeito. E quando falamos do seu novo livro, o décimo, "O Sucateamento do Famoso Paraíso dos Sonhos Humanos", o escritor afirma que realmente é uma obra para ganhar respeito. Haja vista o tempo e a quantidade de pessoas que se envolveram no projeto. Fora um ano para escrever, dois para conseguir patrocinadores e mais um ano para editar a obra. Quanto aos patrocinadores, o escritor agradece a quantidade de empresas e pessoas físicas que estão por trás desse livro, de 506 páginas. “Os grandes escritores nos inspiram a pensar grande, agir como gente grande e escrever grandes obras. Mas o livro não se destaca apenas pelo volume, mas o texto também tem grandes atributos, o que atraiu o olhar dos editores e admiração de alguns patrocinadores.”, explica Alex.
O escritor relata que já existe um bom número de livros pedidos, antes mesmo da obra ficar pronta. E como esse entusiasmo, o Poeta de Cristo levará seu livro para ser lançado dia 17 de Outubro, às 19h30 , no Anfiteatro Municipal Isaltino Casemiro, em Porto Ferreira.
Durante o lançamento será feita uma pequena homenagem ao Dr. Tharsis Ramos, falecido em 29 de março deste ano, um idealizador da literatura do escritor Alex. “Fui à Artefatos Texteis Giaccherini falar com a filha dele, disse o quanto era grato pelo que ele já fez por mim e por isso gostaria de fazer essa singela homenagem. Ela aceitou de bom coração e confessou que tudo que for feito em nome de seu pai, ela ficará agradecida.", declarou Alex.
"O Sucateamento do Famoso Paraíso dos Sonhos Humanos" é o primeiro livro a ser lançado pela editora Baraúna, de São Paulo, pelo escritor ferreirense. Alex assinou o contrato com a possibilidade de escrever uma trilogia, por isso esse é o volume I, sem data para começar a escrever o volume II, pois segundo o escritor, o importante é viver o agora, o que significa que ele está focado em fazer dessa obra, um livro a ser lembrado, começando pela primeira página, que originou a obra, texto que chegou a ser tema de discussão filosófica em universidade e partindo desse enredo, o escritor cria sua estória, dentro da história, com personagens tirados de livros, como a menina com deficiência visual, que saiu das páginas da obra “O Peregrino”, de João Bunyan, um dos reformistas da época medieval, e o Dr. Maquiavélico, um político extraído do livro ”O Príncipe”, de Maquiavel.
Com essas riquezas de detalhes, o livro está disponível no site da editora www.editorabarauna.com.br e em breve estará nas bancas.
No próximo dia 17 será lançado oficialmente em Porto Ferreira e o escritor convida a todos a prestigiarem o evento e agradece a todos os patrocinadores, desde as pessoas físicas, as empresas e principalmente a Deus, o maior percursor de sua vida, e segundo Alex, o principal responsável por lhe conceder vida, saúde e liberdade para pensar, escrever e escrever a história do bem nas páginas de Porto Ferreira.