A prefeita Renata Braga visitou a sede da Defesa Civil de Porto Ferreira na manhã de terça-feira (13/10), quando conheceu os kits recebidos por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Cedec – NuAp Núcleo de Apoio da Defesa Civil.
A prefeita estava acompanhada pelo diretor do Departamento de Governo, coronel Roberto Antônio Diniz, e pelo chefe da Divisão de Segurança Pública, Dr. Manoel Marcelino. Também presentes o coordenador da Defesa Civil no município, subtenente Sérgio Cardoso de Moraes, e os agentes Ricardo, Rony e Fernando.
São dois tipos de kits. O Kit Operação Verão conta com dois pluviômetros manuais; um colete e um boné para o Coordenador da defesa Civil; 20 coletes e 20 bonés operacionais para os agentes de defesa civil; 20 capas de chuvas; 20 luvas de raspa 20 botas de PVC; cinco rolos de fita zebrada 200 metros e um rolo de 100 metros de lona plástica.
O Kit Estiagem conta com cinco abafadores; duas bombas “costal flexível”; cinco pares de luvas de raspa; dois enxadões; cinco facões com bainha; cinco óculos; duas lanternas e cinco cantis.
Para receber os kits Defesa Civil deveria preencher alguns critérios, tais como: a participação dos agentes nas Oficinas de Estiagem e Operação Verão; cumprimento das legislações; e o Comdec (Conselho Municipal de Defesa Civil) constituído.
“Os kits foram retirados em São Paulo no dia 7 de outubro e deixa nossa Defesa Civil, como sempre, bem preparada para enfrentar acidentes naturais”, comentou Renata Braga.
Índice altamente efetivo
A prefeita aproveitou a oportunidade para cumprimentar os membros da Defesa Civil e seus superiores pelo resultado alcançado no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) – indicador concebido pelo Tribunal de Contas do Estado que vai monitorar a eficácia das políticas públicas implantadas pelos gestores nas cidades paulistas.
No item “Cidadãos” a cidade atingiu o índice A (altamente efetivo), que mede o grau de envolvimento do planejamento municipal na proteção dos cidadãos frente a possíveis eventos de sinistros e desastres. Reúne informações sobre Plano de Contingência, identificação de riscos para intervenção do Poder Público e infraestrutura da Defesa Civil.
“É um reconhecimento pelo trabalho sério, competente e de planejamento que vem sendo executado pela nossa Defesa Civil. Todos estão de parabéns”, finalizou Renata Braga.
Fonte: Assessoria de Comunicação