Fazendo referência ao dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, as crianças conveniadas do núcleo da Emef Nadir Zadra Ribaldo, no Alto do Serra D’água, inseridas no Programa Segundo Tempo, puderam aprender um pouco sobre o porquê dessa comemoração.
Foi nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares. Este foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual Estado de Alagoas. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.
O coordenador do Núcleo, professor Júlio César Prearo, contou toda a história e realizou atividades de capoeira com os alunos.
O Programa Segundo Tempo realiza suas atividades em cinco bairros: Vila Maria (Emef Wladimir Salzano), Cristo Redentor (Emef Professor Bráulio Teixeira), Independência (Emef do Caic Professor João Teixeira), Jardim Anésia (Emef Agostinho Garcia) e Alto do Serra D’água (Emef Nadir Zadra Ribaldo).
O convênio atende crianças e adolescentes com idade de 6 a 17 anos. É necessário ao aluno estar matriculado e frequentando a escola para poder participar. Caso preencha esse requisito, é só ir até o Núcleo mais perto da sua casa e se inscrever.
Fonte: Assessoria de Comunicação