“Se esse é o desejo do seu coração, por que não tentar? Há sempre uma nova oportunidade. Não desista!”
Força de vontade. Expressão também sinônima de persistência; qualidade marcante de pessoas que têm por hábito não desistir de seus sonhos e enfrentam os desafios que a vida traz. Assim é a Rosana Aparecida dos Santos Pereira Souza, de 50 anos. Uma mulher que não desiste de seus sonhos.
Rosana passou uma década e meia longe da escola, em regime de dedicação exclusiva à casa, aos filhos e ao marido. Há dois anos e meio, no entanto, ela obteve o diploma do curso superior de Serviço Social na Unip de Porto Ferreira, e mudou sua vida.
O empurrão inicial foi dado pela filha, e como a família é bastante unida, os outros filhos e o marido também ofereceram suporte para que o sonho de Rosana se tornasse realidade, inclusive com aulas de informática. “Eu não sabia nada de internet”, relembra. O domínio da pesquisa on-line é necessário para utilizar a plataforma digital da faculdade, onde estão armazenados os conteúdos, vídeos, exercícios e as correspondências entre alunos e professores.
Ela conta que sempre gostou da escola, mas, “naquele tempo, dizia-se que mulher não precisava estudar”. Por essa razão, e a contragosto de sua mãe, Rosana deixou a escola aos 11 anos, casando-se aos 17. Concluiu o ensino fundamental e o médio pelo programa da Telessala e emendou a faculdade. Escolheu o Serviço Social porque a profissão era a mais próxima das atividades que realizava voluntariamente em sua igreja, onde auxiliava crianças e ajudava a arrecadar alimentos.Quando recebeu o diploma, realizou uma grande conquista pessoal, algo que a fez sentir-se orgulhosa de si mesma e capaz de aprender novas coisas independentemente de sua idade.
Rosana prestou um concurso público para agente de vetores, na Prefeitura de Porto Ferreira, atividade que exerceu por dois anos. Ela deu muitas palestras nas escolas da cidade por meio do programa “Educação, Informação e Comunicação” (EIC). Agora, está de olho na próxima faculdade: pretende estudar Psicologia.
Àqueles que ainda têm o sonho de cursar o Ensino Superior, Rosana deixa uma mensagem: “Se esse é o desejo do seu coração, por que não tentar? Há sempre uma nova oportunidade. Não desista!”.