A direção do Sindicer (Sindicato das Indústrias Cerâmicas) de Porto Ferreira encontrou-se com a diretoria do Senai “Mário Amato” de São Bernardo do Campo na manhã do último dia 15 de dezembro.
A reunião de trabalho ocorreu na unidade do Senai do Itu e contou com a participação do gerente do escritório regional São Carlos do Sebrae/SP, Paulo Cereda, e do supervisor regional da Fiesp, Marcelo Mesquita. Na oportunidade os representantes do Sindicer tiveram a oportunidade de conhecer a unidade do Senai de Itu. Na pauta principal do encontro estavam assuntos relacionados ao pacote de incentivo técnico para melhoria de produtos e processos na indústria de cerâmica branca, que será executado em parceria pelas entidades. Também foi discutido o funcionamento do laboratório de ensaios cerâmicos do Senai, em Porto Ferreira, que já está sendo utilizado pelas indústrias da região, principalmente os fabricantes de artefatos cerâmicos utilizados na construção civil.
O laboratório de ensaios cerâmicos de Porto Ferreira é fruto de um convênio técnico mantido entre o Sindicer, a Prefeitura Municipal de Porto Ferreira, o Senai/SP e a Associação dos Oleiros e Ceramistas de Porto Ferreira.
Para atender a demanda não só das empresas de Porto Ferreira, mas sim de toda região, o laboratório de Porto Ferreira está preparado para atender as indústrias de cerâmica branca decorativa e utilitária, e as indústrias de cerâmica vermelha para construção civil. O presidente do Sindicer, Elio Bonelli, relatou que com a finalização da fase de implantação do laboratório em Porto Ferreira será possível iniciar a aplicação de um pacote especial de serviços técnicos do Senai para melhorar os produtos e processos produtivos nas indústrias cerâmicas.
“Terminada a fase de implantação, iniciaremos a fase de mobilização das fábricas para implantação do pacote de serviços que pretende melhorar a produção e os produtos cerâmicos”, declarou Bonelli.