O Centro de Zoonoses Olavio Rodrigues Ribaldo, inaugurado no Jardim Jandyra no final de setembro, passou a realizar a castração de cães e gatos no último dia 17 de novembro. Completado o primeiro mês do serviço, ou seja, no dia 17 de dezembro, de acordo com a Vigilância Sanitária do município, haviam sido realizadas 97 castrações entre cães e gatos machos.
“Nós optamos em fazer apenas as castrações em machos neste ano para verificarmos como seria o andamento das cirurgias. Afinal, este sempre foi um projeto muito idealizado, porém nunca havia saído do papel. O procedimento em machos é muito mais rápido e de fácil recuperação no pós operatório”, explica Amanda Baso, chefe da Vigilância.
As cirurgias até agora foram muito bem sucedidas, sendo realizadas pela dra. Isabella H. Pádua Yabu. Todo o trabalho é gratuito, inclusive as medicações utilizadas no pós operatório são fornecidas pela Prefeitura.
Os animais foram selecionados por meio dos cadastros abertos à população pela Vigilância Sanitária, e também por indicações das ONGs de defesa dos animais da cidade. A população pode continuar a fazer os cadastros na Vigilância Sanitária, à rua Nelson Pereira Lopes, 521, no Centro.
Fonte: Assessoria de Comunicação