O Centro de Zoonoses Olavio Rodrigues Ribaldo, inaugurado no Jardim Jandyra no final de setembro, fechou o ano de 2015 com um total de 117 castrações de cães e gatos machos.
As cirurgias começaram a ser feitas no dia 17 de novembro. O Centro optou em fazer apenas as castrações em machos em 2015 para verificar como seria o andamento das cirurgias. O procedimento em machos é muito mais rápido e de fácil recuperação no pós operatório.
As cirurgias até agora foram muito bem sucedidas, sendo realizadas pela dra. Isabella H. Pádua Yabu. Todo o trabalho é gratuito, inclusive as medicações utilizadas no pós operatório são fornecidas pela Prefeitura.
Das 117 cirurgias houve 56 retornos e 25 animais que estavam cadastrados pela Vigilância Sanitária para fazer a castração não foram levados pelos seus proprietários.
Os animais foram selecionados por meio dos cadastros abertos à população pela Vigilância Sanitária, e também por indicações das ONGs de defesa dos animais da cidade. A população pode continuar a fazer os cadastros na Vigilância Sanitária, à rua Nelson Pereira Lopes, 521, no Centro.
O que é a Castração?
– É um procedimento cirúrgico relativamente seguro e que favorece rápida recuperação do animal (aproximadamente uma semana).
– É executado com anestesia geral, o que proporciona ao animal o mínimo de desconforto.
– Nesta cirurgia são retirados os ovários e o útero em fêmeas e os testículos em machos, órgãos responsáveis pela reprodução.
– Os cães e os gatos podem ser castrados a partir dos seus 6 (seis) meses de idade, sem que isto interfira no seu desenvolvimento normal.
Como funciona o Projeto de Castração:
– A esterilização cirúrgica (castração) de cães e gatos será realizada por médicos veterinários e com alunos da faculdade Unicep.
– Antes de ir para a cirurgia, haverá uma orientação do pré e pós operatório com o objetivo de verificar se o animal tem condições físicas e de saúde para ser operado.
O que é necessário para participar do Projeto de Castração?
– O proprietário deve obrigatoriamente realizar o cadastro de seu animal na Vigilância Sanitária, na rua Nelson Pereira Lopes, 521, Centro.
– Ter o animal a partir de 6 meses de idade;
– Estar livre de doenças e parasitas (pulga, sarna, carrapato etc.);
– Estar em boas condições de higiene (limpo).
Fonte: Assessoria de Comunicação