Na quarta-feira (13), aconteceu a Cerimônia de Passagem de Comando do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Pirassununga. O inicio do ato solene ocorreu com a inauguração do retrato do Tenente Coronel Alexandre de Oliveira Moço na Galeria de Ex-Comandantes do Regimento.
A solenidade de Passagem de Comando ocorreu com o tradicional desfile da tropa da unidade, onde o Tenente Coronel Alexandre de Oliveira Moço falou pela última vez aos militares que estiveram sob seu comando durante o período que esteve à frente do 13º RC Mec.
Em ato contínuo, perante a Bandeira Nacional e a tropa, o Comandante Sucedido e Sucessor realizaram a transmissão do Comando da Organização Militar. Posteriormente, o Tenente Coronel Eduardo Xavier Ferreira Glaser Migon passou em revista à tropa, que desfilou em sua continência.
A Passagem de Comando contou com a presença do General de Exército Mauro César Lourena Cid, Comandante Militar do Sudeste; o General de Divisão Carlos dos Santos Sardinha, Comandante da 2ª Divisão de Exército Militar; General Ricardo Rodrigues Canhaci, Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve e do Brigadeiro-do-Ar Saulo Valadares do Amaral – Comandante da Academia da Força Aérea, e outras autoridades militares da cidade e da região, autoridades civis e convidados.
A solenidade também foi prestigiada por ex militares que serviram no 13º RC Mec, entre eles dois ex-comandantes da Organização Militar, o Tenente Coronel Paulo Antônio Brignol Pacheco e o Coronel Frederico José Diniz e Cel Farah ex comandante 2º RCC.
Ao final, o TC Alexandre de Oliverira Moço recebeu uma lembrança do oficiais da Organização Militar e cruzou o Portão das Armas do Regimento Anhanguera pela última vez, como comandante.
Veja mais imagens da solenidade clicando aqui
Histórico
O nascimento do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado aconteceu em 10 de fevereiro de 1945 com a criação do então Núcleo de Batalhão de Carros de Combate da Divisão Motomecanizada, que recebeu o nome, meses depois, de 2º Batalhão de Carros de Combate.
Em 1961, este batalhão foi transferido para o município de Valença, no Rio de Janeiro e, em 1972, recebeu a designação de 2º Regimento de Carros de Combate com a transferência da sede para Pirassununga, em 05 de janeiro de 1973, ocupando as instalações deixadas pelo 17º Regimento de Cavalaria, tradicional Unidade Hipomóvel do Exército, que se transferiu para Amambai em MS.
A junção do 2 Regimento de Carros de Combate e do 11º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado deu origem ao 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado, passando a ser orgânico da 11ª Brigada de Infantaria Leve, com sede em Campinas/SP.
Atualmente o 13º RC MEC é dotado de viaturas leves e blindados sobre rodas.
Fonte: www.reporternaressi.com.br
Fotos: Comunicação Social do 13º RC Mec