O nível do rio Mogi Guaçu chegou a 5,60 metros pela manhã desta terça-feira (19) , constatado pela régua da ANA (Agência Nacional de Águas) que fica ao lado da ponte metálica João Inácio Ferreira. eira (18/01). Ontem, segunda-feira, a régua marcava pela manhã 5,35 metros, subindo 25 centímetros em 24 horas.
Segundo o informado pela Defesa Civil, na segunda-feira (18) as águas já haviam atingido quatro residências na região dos ranchos. Na manhã desta terça-feira (19) a passagem aberta pela Prefeitura para atender aos moradores da região da Avenida Nossa Senhora Aparecida, junto ao sitio Macaúba, já estava alagada, isolando a região.
Uma família moradora na referida que teve sua casa alagada estava sendo atendida hoje pela manhã de hoje por uma equipe da Defesa Civil do município.
De acordo com o que registramos pela manhã de hoje, estavam alagados em Porto Ferreira os seguintes pontos: Avenida Nossa Senhora Aparecida (avenida dos ranchos), na Estância Porto Alegre; Avenida Francisco Peripato, altura do portal do Parque Linear dos Grandes Lagos, região próxima ao trevo da Via Anhanguera com a SP-215 (Paulinho do Porco); acesso às olarias situadas à margem da Rodovia Anhanguera (sentido sul-norte), após a ponte do Rio Mogi Guaçu; Av. Totó Ramos (paralela ao Rio Mogi); acesso à Estância Porto Alegre (ranchos) recentemente aberto pelo Departamento de Obras e serviços Municipais); e ranchos da Boa Vista 1 e 2.
Abertura das comportas da Central Hidrelétrica da ATS Tietê
Segundo o divulgado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, com data de 16 de janeiro, devido as precipitações pluviométricas dos últimos dias que ocasionaram nas cheias da barragem em Mogi Guaçu, e em consequência houve a necessidade da abertura das comportas da Pequena Central Hidrelétrica da AES Tiete com vazões paulatinas e previsíveis para o Rio Mogi Guaçu e como o leito fluvial já com as precipitações teve aumento de seu volume.
O extravasamento do rio provovou o alagamento em 61 ( sessenta e um) imóveis (residenciais e comerciais), os locais mais afetados foram: Vila Bertioga, Centro, Vila Maria ( família desabrigadas ), Jardim Iguatemi, Clube de Campo dos Metalúrgicos, Estação de Tratamento de Esgotos, Kapa – Associação Protetora dos Animais e na Vila Maria 01(uma) família foi abrigada no Ginásio de Esportes “ Ari Marchiori”, Rua Cristovão Colombo, n° 950 – Vila Paraíso. Houve a interdição de uma residência na, Avenida Nove de Abril n° 168 – Lote Morro de Ouro após um deslizamento de terra e preventivamente a família foi alojada em casa de parentes. Segundo o COMDEC no Bairro Nova Mogi-Guaçu (área rural) 07 ( sete) casas foram alagadas porém as famílias não deixaram suas residências.
Aviso
Qualquer problema relacionado às chuvas ou área inundada deve ser comunicado à Seção Municipal de Defesa Civil, pelo telefone de emergência 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
Veja mais imagens do alagamento registradas em 19 de janeiro de 2016 acessando a estação "fotos" do site ou clicando aqui