Os diáconos transitórios, Arlindo José Vicente Jr. e David Maciel da Silva, foram ordenados presbíteros para a Diocese de Limeira, na tarde do último domingo, 21 de fevereiro, na catedral Nossa Senhora das Dores, por meio da imposição das mãos e oração consecratória de dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira.
Durante sua homilia, dom Vilson se dirigiu aos diáconos, lembrando-os da tarefa e da missão em conduzir e orientar o povo de Deus a eles confiado.
Todos os presentes acompanharam com muita emoção o rito de ordenação com a ladainha de todos os santos, a imposição das mãos e oração de dom Vilson, a unção das mãos, a primeira bênção aos familiares, o recebimento do cálice e da patena e o cumprimento dos padres e diáconos presentes.
Após a comunhão, pe. Marcio Antonio Catani leu a Ata de Ordenação Presbiteral e pe. Vladimir Hergert, Vigário-geral da Diocese de Limeira, falou em nome do clero diocesano, acolhendo os neo-sacerdotes.
Em seguida, padre Arlindo Vicente Jr., em nome dos ordenados, proferiu sua mensagem, com palavras de agradecimentos a todos que incentivaram e apoiaram os novos padres durante a caminhada vocacional deles.
Ao final da celebração, pe. Bendito Tadeu Rosa, cura da catedral, e pe. Odirlei Marangoni, reitor do Seminário Maior, entregaram aos novos padres, David e Arlindo, respectivamente, um cálice, presente de dom Vilson.
A celebração eucarística de ordenação presbiteral contou com a presença de padres, diáconos e seminaristas da diocese de Limeira e de outras dioceses, além dos familiares, amigos e da comunidade religiosa.
Após a celebração, todos os presentes e os padres ordenados participaram de um momento de congraçamento no Colégio São José.
Conheça um pouco melhor a história vocacial dos Diáconos Arlindo e Davi
Arlindo José Vicente Júnior
Nasceu no dia 14 de Fevereiro de 1.985, na cidade de Itapira/SP, sendo o terceiro filho de Arlindo José Vicente e Rosemary Lorencetti Vicente. São suas irmãs Fabrícia, Fabiana e o sobrinho Guilherme.
Fez seus primeiros estudos no Ensino Fundamental na EMEF Sud Mennucci e na EE Whashington Luiz em Porto Ferreira-SP, concluindo o Ensino Médio em 2002. Formou-se no curso técnico de Design Gráfico na ETEC Dep. Salim Sedeh, na cidade de Leme-SP em 2004, anos antes de ingressar no Seminário Diocesano.
Desde muito cedo, recebeu formação religiosa vendo o exemplo de seus pais, avós e tios, que serviu de alicerce para a sua vida. Participava das Missas de Domingo com seus pais na Paróquia São Sebastião (atual Santuário Diocesano) em Porto Ferreira/SP – Diocese de Limeira. Recebeu o Sacramento do Batismo pelas mãos do Padre Ocimar Francisco Francatto no dia 28 de Abril de 1.985, sendo seus padrinhos José Altino Cezário e Ana Maria Vicente Cezário.
Quando iniciou sua caminhada de fé na Catequese, participou do Coral das Crianças da Missa das 9h, permanecendo até alguns anos antes de ingressar no Propedêutico. Na oportunidade deste trabalho junto à Liturgia em sua Comunidade, pôde se aproximar do serviço litúrgico onde se encantou ainda mais com a Igreja.
Recebeu sua Primeira Eucaristia em 1.997 e o Sacramento da Confirmação no dia 14 de Outubro de 2.000, pelas mãos do bispo diocesano da época Dom Ercílio Turco. Assumindo alguns compromissos na Comunidade Paroquial, a pedido do padre Ocimar, coordenou a Pastoral da Comunicação entre 2.004-2008, onde conheceu e se apaixonou ainda mais pelas atividades pastorais da nossa Igreja. Fez o curso de Teologia para Leigos (CDFT) entre 2.005-2.006, o que muito contribuiu para seu discernimento vocacional.
No dia 11 de Fevereiro de 2.008 (dia de Nossa Senhora de Lourdes), ingressa no período Propedêutico no Centro Vocacional Nossa Senhora das Dores em Limeira. Em 2.009, inicia seus estudos filosóficos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, passando a morar no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, formando-se em Licenciatura em Filosofia no ano de 2011.
Nos anos de 2.010-2011, desenvolve seu estágio pastoral Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Limeira. No mesmo período, faz parte da Equipe Vocacional, auxiliando nos Encontros que são desenvolvidos para os candidatos que buscam discernimento à vida presbiteral na Diocese de Limeira.
Em 2.012, ingressa na Faculdade de Teologia, também na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Entre 2.012-2013, desenvolve seu estágio pastoral na Paróquia São Vito, na cidade de Americana. Seu último estágio pastoral antes de retornar à Paróquia de origem, foi desenvolvido na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Conchal, no ano de 2.014.
Como todo candidato ao sacerdócio, dois foram os momentos que marcaram sua caminhada vocacional no Seminário Diocesano São João Maria Vianney em Campinas: sua admissão às Ordens Sacras acontecida no dia 05 de Dezembro de 2.013 e quando foi instituído aos Ministérios de Leitorato e Acolitato, no dia 03 de Abril de 2014.
Em 2.015, volta ao Santuário Diocesano de São Sebastião – sua Paróquia de origem – para desenvolver seu estágio pastoral e no final do segundo semestre, seu ministério diaconal.
Forma-se Bacharel em Teologia em 2015 realizando o trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre a obra do teólogo alemão Jürgen Moltmann, com o título “O Deus silencioso na cruz de Jesus Cristo: um olhar teológico para o sofrimento humano diante do mal”. Durante a sua formação acadêmica junto à Pontifícia Universidade Católica de Campinas, desenvolveu quatro projetos de Iniciação Científica, sendo numa delas bolsista pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) quando teve a oportunidade de apresentar um trabalho científico representando a Universidade em um Congresso Ibero-americano sobre o pensamento do filósofo Paul Ricoeur na cidade de Santiago-Chile, em 2013.
Recebeu a Ordenação Diaconal pelo gesto de imposição das mãos e oração consecratória de Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, no dia 25 de Outubro de 2.015, na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores em Limeira.
É designado pelo bispo diocesano, para desenvolver seu ministério pastoral (como diácono será administrador paroquial e logo após a ordenação, pároco) na Paróquia São José Operário na cidade de Leme-SP.
Sua primeira Missa será celebrada no dia 26 de Fevereiro, às 19h30, na Paróquia São José Operário. E sua Posse como pároco será no domingo, dia 28 de Fevereiro, às 19h.
Davi Maciel da Silva
Davi Maciel da Silva, nascido na cidade Mar Vermelho, no interior do Estado de Alagoas é o último filho de José e Maria que tiveram 14 filhos. Recebeu seu batismo na paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim na cidade de Viçosa no ano de 1982.
A vida na Igreja começou bastante cedo. Criado em uma família cristã católica, desde pequeno meus pais me incentivaram a participar na vida de comunidade. Entretanto, a sua vocação particular, ou seja, ao ministério Ordenado, foi se configurando e solidificando, com o passar do tempo, na minha vida em família e em comunidade, dentro de um processo constante de discernimento e amadurecimento. Em 1986 sua família mudou-se para Americana, e aos 11 anos recebeu a primeira Eucaristia e aos 17 anos foi crismado, na paróquia Nossa Senhora Aparecida de Americana. Com o passar dos anos, foi assumindo e participando mais ativamente das atividades e pastorais da Paróquia. No ano 2004, mudou-se para o bairro Jardim Mirandola e começou a participar da comunidade São Pedro – que pertencia à paróquia São Benedito. Foi especificamente, em 2006, depois de uma conversa informal após uma missa com padre Luciano, pároco da paróquia São Benedito, que sentiu o chamado de Deus ao Sacramento da Ordem. Que vendo o empenho que tinha para ajudar nas pastorais, o fez a seguinte pergunta: “você já pensou em ser padre?”. Por que você não faz os encontros vocacionais que são oferecidos por nossa diocese?
Este questionamento mexeu muito com Davi que resolveu ir atrás desta resposta… sentia que essa pergunta vinha do próprio Deus, que poderia estar lhe chamando para outra missão, a qual nunca havia imaginado que poderia ser escolhido. Nesse período, sua vida já estava bem encaminhada. Contudo, o convite a assumir um novo caminho o fez renunciar tudo aquilo que eu já havia constituído. Com o apoio da família, dos amigos, e da sua Comunidade decidiu, de forma consciente e livre, ingressar no Seminário. E começou, então, a fazer os encontros vocacionais em nossa diocese no ano de 2007. Mudou os seus planos, fez uma reviravolta em sua vida e disse sim a Deus: em 2008, aprovado, ingressou no Propedêutico em Limeira.
Em 2009, já no Seminário diocesano São João Maria Vianney, iniciou os estudos filosóficos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, concluindo em 2011. Nos dois primeiros anos de seminário (2008-2009), desenvolveu o estágio pastoral na sua paróquia de origem, que até então era a paróquia São Benedito de Americana. No ano de 2010-2011 realizou o meu estágio pastoral na paróquia Santa Ana de Limeira. E, neste mesmo período também fez parte da equipe vocacional da diocese.
Em 2012, iniciou os estudos teológicos e deu inicio ao estágio pastoral na paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde permaneceu até 2013. Neste ano ainda, no dia 05 de dezembro, foi admitido como Candidato às Ordens Sacras. E em 2014, realizou o estágio pastoral na Quase-Paróquia São Benedito na cidade de Leme. E no dia 03 de abril, deu mais um passo para o ministério Ordenado, recebeu os ministérios de Leitor e Acólito. E por fim, em 2015 cursando o 4º ano de Teologia, retornou à Americana para desenvolver o seu estágio pastoral na sua “paróquia” de origem, a Quase-paróquia São Luís Gonzaga, uma vez que a comunidade São Pedro da qual fazia parte foi desmembrada da paróquia São Benedito e passou a pertencer à Quase-paróquia São Luís Gonzaga.
E, tendo sido acolhido o pedido e aprovado para ser admitido às Sagradas Ordens no grau do Diaconado, pelo gesto sacramental de imposição das mãos e prece de Ordenação de Dom Vilson Dias de Oliveira, DC – Bispo Diocesano de Limeira/SP, do dia 25 de Outubro de 2015.