Com a volta do ano letivo, a partir de hoje (01/03) a Odebrecht Ambiental, com o apoio do Departamento de Educação, reinicia seus principais programas: "ETA portas abertas" que promove a visita de estudantes em suas instalações para explicar todo o processo de tratamento e distribuição da água, e "ETE na escola" que promove uma palestra na escola após a participação da visita do programa anterior com o objetivo de disseminar informações sobre a coleta e o tratamento de esgoto de nossa cidade.
No "ETA portas abertas" os visitantes aprendem, de maneira didática, todas as etapas para a produção de água, desde a captação, o tratamento, reservação e distribuição. Os alunos assistem às explicações de como a água do rio Mogi Guaçu chega a estação, quais produtos químicos são aplicados para o correto tratamento, quais são os processos necessários para que a água atenda aos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, e como a água tratada é armazenada para distribuição. Posteriormente, os visitantes podem caminhar entre os tanques de tratamento da água, visualizando de perto tudo aquilo que aprenderam, desde a chegada da água em estado bruto do rio até a sua saída, estando já cristalina e principalmente potável.
No programa "ETE na escola" os alunos recebem informações de todo o processo de coleta e tratamento de esgoto da cidade, enfatizando também sobre o uso incorreto da rede de esgoto causado pelo lançamento da água da chuva na rede e o descarte de lixo, que causam transtornos não só para aqueles que agem de maneira equivocada, mas também para seus vizinhos, e para os imóveis interligados à rede.
Estes programas são desenvolvidos em Porto Ferreira desde 2012 com o 5º ano das escolas municipais, e já contou com a participação de 2.700 alunos. Para este ano já estão agendadas visitas e palestras para 630 alunos da rede municipal de ensino.
Grupos de até 30 pessoas, pertencente às escolas públicas ou particulares, agremiações, comunidades e outras organizações da sociedade civil, também podem visitar a estação de tratamento de água e receber a palestra de esgotamento sanitário. Para tanto, basta fazer o agendamento prévio com a concessionária pelo telefone (19)3589-3523 ou pelo e-mail mbosso@odebrecht.com.
A realização deste projeto faz parte do programa de trabalho técnico social da Caixa Econômica Federal.