No domingo (24/04) o clã de Swordplay Porto de Ferro, de Porto Ferreira, participou de um encontro em Limeira com o Magnus Legio, um dos maiores grupos da modalidade. O encontro aconteceu no Horto Florestal e também contou com praticantes de outros municípios.
Segundo informardo por Leandro Arruda, um dos 17 membros do clã ferreirense que estiveram em Limeira, o evento contribuiu muito para a aquisição de experiência e desenvolvimento de habilidade e técnica.
O clã Porto de Ferro treina todos os domingos em Porto Ferreira, quer no Centro Cultural Fepasa ou no Parque Henriquetta Libertucci, contando atualmente com cerca de 50 praticantes, sob a liderança de Paulo César Lara Campos. No dia 29 de julho o Porto de Ferro completará um ano de atividade no município.
O que é Swordplay?
Swordplay, é um esporte que mistura os elementos de artes marciais com equipamentos que simulam armas como: espadas, clavas, machados, lanças, martelos, arco e flecha, entre outras armas. Nesse esporte, os participantes simulam duelos ou batalhas medievais, em que o principal objetivo é a prática de atividade física e principalmente a diversão.
Existem diversas modalidades de jogos, mas em todos os oponentes usam os equipamentos para atingir o adversário marcando pontos ou eliminando o oponente de combate. O equipamento usado no swordplay pode ser chamado de armas boffer (ou simplesmente boffers), são feitos com materiais que absorvem o impacto e não machucam. Também pode-se fazer uso de equipamentos de proteção como escudo, ou armaduras.
Como todos os esportes este também, é formado por times, os times são denominados "clãs". Existem vários clãs, uns mais famosos outros nem tanto. De tempos em tempos são realizados alguns encontros entre alguns times para realizar uma simulação de combate entre exércitos, os clãs são divididos e começam um jogo muito maior e mais divertido. (Fonte: internet)