A Guarda Civil Municipal de Porto Ferreira realizou desde o dia 20 de abril, de forma intensiva, patrulhamentos preventivos e ostensivos visando saturar a área central, comercial, bancária, bairros periféricos, bem como as áreas rurais do município com a finalidade de proporcionar mais segurança à população, comerciantes e aos consumidores turistas que frequentam diariamente a cidade.
O período em questão, que antecedeu o Dia das Mães, é o segundo de maior movimento do ano para o comércio, perdendo apenas para o Natal.
Com essa estratégia foram empenhadas quatro viaturas de apoio, com oito GCMs , duas Romum (Ronda Ostensiva sobre Motocicletas), e um GCM diariamente na Base Comunitária na praça Paschoal Salzano, na Vila Maria.
Além do aumento da sensação de segurança, as medidas também surtiram efeito com uma queda nas ações de delinquentes e também na permanência de andarilhos e usuários de drogas nas áreas comerciais, fazendo com que os comerciantes e consumidores em geral não fossem importunados por esses indivíduos ao realizarem suas compras e afazeres.
As estatísticas do atendimento e registro das ocorrências no período de 20/04 a 08/05/2016 foram as seguintes:
* Patrulhamento Preventivo – 63
* Paradas Estratégicas – 76
* Patrulhamento Setorial – 45
* Passagem Escolar – 13
* Averiguações (diversas) e Abordagens em Indivíduos em atitudes suspeitas – 30
* Apoios a Eventos/ Municipais – Eclesiástico – 27
* Orientação Pessoal – 14
* Auxilio ao Trânsito – 05
* Omissão de Socorro – 01
* Desacato – 01
* Totalizando 275 entre Patrulhamentos / Preventivo / Ostensivo / Setorial / Rural e demais atendimentos.
Fonte: Assessoria de Comunicação