O município de Porto Ferreira já conta a vários anos com uma unidade do Centro de atenção psícossocial (Caps) onde são realizadas várias atividades e atendimentos, voltadas para saúde mental de dezenas de pacientes, na época da sua instalação e elaboração do projeto, este demandou do apoio de várias pessoas ligadas a área de saúde mental e do empenho da administração no ano de 2011, do ex prefeito Maurício Rasi, que teve também a participação do vereador Élcio Arruda e do ex diretor de saúde na época, e atual vice-prefeito Dr. Carlos Eduardo M. Silva.
Pensando na ampliação destes atendimentos, o vereador Élcio Arruda (PMDB) apresentou indicação, endereçada ao Executivo Municipal, sugerindo estudo por parte de departamentos competentes, para que seja viabilizado no município, a instalação de um Caps infantil e também aumento na oferta de atendimentos e especialidades do Caps atual, o que passaria de tipo I, para Caps tipo II ou III.
Uma equipe multidiciplinar mais estruturada, e ampliação do espaço físico, também seriam necessários, para atender esta demanda e oferta de serviços prestados maior. "Poderíamos estar apresentando este projeto, ao governo federal e caso aprovado o projeto, recebendo os recursos para este fim e estar assim podendo melhorar os atendimentos já prestados no município. Parabenizo a todos servidores e voluntários pelo trabalho que já realizam em nosso Caps e com certeza com mais recursos, novos profissionais e estrutura de trabalho, poderão ainda mais prestar atendimentos de qualidade a população".