Em sua viagem a Brasília esta semana a prefeita Renata Braga, em companhia da diretora do Departamento de Educação da Prefeitura, Maria Regina Nascimento Nery, protocolou no gabinete do deputado federal Roberto de Lucena (PV) um ofício no qual solicita recursos para uma reforma completa do Caic Professor João Teixeira, localizado no Jardim Independência.
No ofício, a prefeita salienta que a unidade educacional completa 20 anos em 2016 e “necessita de manutenção com o objetivo de oferecer melhores condições de aprendizagem e segurança aos alunos, professores e servidores”.
“O deputado Roberto de Lucena se colocou à disposição para nos auxiliar na obtenção desses recursos que seriam muito importantes para a manutenção do Caic. Agradeço a ele pela recepção e aguardemos boas notícias”, disse Renata Braga.
A prefeita ainda aproveitou a oportunidade para reforçar um pedido feito anteriormente ao deputado para a aquisição de uma ambulância para o município.
História
O Caic é um projeto do Governo Federal que chegou a Porto Ferreira no início da década de 1990, ainda no governo do ex-prefeito Valdir Bosso. Na época, o programa se chamava Ciac (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente) e foi criado no governo do ex-presidente Fenando Collor (1990-92).
Nesta época, a então primeira-dama do país, Rosane Collor, visitou Porto Ferreira para fazer o lançamento da pedra fundamental do projeto. Inicialmente, estava previsto para ser construído no bairro Cristo Redentor.
Autores da educação apontam que o projeto tem inspiração em dois projetos anterioresː o Escola Parque, de idealização de Anísio Teixeira; e os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), mentalizados por Darcy Ribeiro e construídos pelo Estado do Rio de Janeiro na gestão Leonel Brizola, na década de 1980, com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.
Os Ciacs compunham o Projeto Minha Gente, instituído pelo decreto Nº 91/1990, cuja elaboração competiu à Legião Brasileira de Assistência, com a coordenação do Ministério da Criança.
Após o afastamento e renúncia de Collor, o governo Itamar Franco extinguiu o Ministério da Criança e redenominou o Projeto Minha Gente como Programa Nacional de Atenção à Criança e ao Adolescente (Pronaica). No bojo das mudanças, os Ciacs viram Caics, Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente.
Em 1996, ano do centenário do município de Porto Ferreira, na gestão do então prefeito Carlos Alberto Teixeira, foi inaugurado o Caic do Jardim Independência, que levou o nome do professor João Teixeira, grande educador e ex-prefeito do município (1948-49)
Fonte: Assessoria de Comunicação