No próximo sábado, dia 16 de julho, a partir das 18 horas, 10 grupos de Canto Coral do Estado de São Paulo se apresentam na capela do Pateo do Collegio com as vozes de mais de 150 artistas. Os espetáculos são gratuitos e fazem parte da Mostra da Fase Estadual do Programa Mapa Cultural Paulista, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado e pela Organização Social Abaçaí Cultura e Arte.
O primeiro grupo a se apresentar é o Madrigal Gaudete, de Porto Ferreira, classificado para a Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista pela região de Araraquara em 2015.
Os finalistas também participam de uma gravação que fará parte de um CD que registra as músicas desta edição.
Os 10 grupos representarão as cidades de: Porto Ferreira, Guarujá, Jaguariúna, Embu das Artes, Dracena, Franca, Aparecida, São Sebastião, Itapeva e Miracatu. O objetivo é de valorizar e estimular a expressão musical por coralistas e conjuntos instrumentais dos mais diversos estilos e gêneros do interior do Estado de São Paulo.
Mapa Cultural Paulista
O Mapa Cultural Paulista acontece desde 1995 e configurou-se como um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo. Nenhum estado brasileiro possui projeto parecido, podendo tornar-se referência nacional.
O Programa realiza o intercâmbio regional e o mapeamento dos produtores de cultura e de seus trabalhos no Estado de São Paulo. É uma oportunidade para os pequenos e médios municípios promoverem atividades culturais nas diversas modalidades concorrentes, como oferta de atividades culturais para todos.
PROGRAMAÇÃO
Pateo do Collegio – Praça Pátio do Colégio, 02 – Centro| São Paulo – SP
Apresentações: 16 de julho, às 18h
Madrigal Gaudete
Região: Araraquara / Cidade: Porto Ferreira
Regente: Luiz Carlos Bagatin
O Madrigal Gaudete nasceu no dia 12 de Maio de 2012, sob a regência do cantor lírico e professor Luiz Carlos Bagatin, graduado pela Unicamp. Estabelecido na cidade de Porto Ferreira – SP, o Madrigal é formado por coralistas amadores e alunos de canto iniciantes. Seu maior objetivo é levar a Arte e Cultura à comunidade ferreirense e região, apresentando repertório variado com musicas renascentistas, sacra, popular e folclórico. Já se apresentou na Escola SESI de Porto Ferreira – SP, conservatório Municipal de Pirassununga Cacilda Becker, Anfiteatro Isaltino Casemiro, Centro Universitário Anhanguera Educacional, na cidade de Araras, Louveira, Socorro e em saraus particulares.