A Prefeitura de Porto Ferreira, o Departamento Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), entidade representativa do Poder Executivo e da sociedade civil de Porto Ferreira, realizaram esta semana, nos dias 28 e 29, com a participação de agentes públicos e privados, entidades, associações e população em geral, a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres.
O tema foi “Saúde das Mulheres: Desafios Para a Integralidade Com Equidade”, segundo convocatória da 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher, que receberá as propostas debatidas em Porto Ferreira.
A Conferência teve como eixo principal sugerir propostas para a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. Foram quatro os eixos debatidos:
Eixo I – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres;
Eixo II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;
Eixo III – Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional;
Eixo IV – Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social;
A Conferência Municipal aconteceu na Casa dos Conselhos e foi precedida pelas pré-conferências realizadas do dia 16 ao dia 23 de março em todas as Unidades de Saúde do município.
Na abertura compuseram a mesa principal o prefeito Rômulo Rippa, o vice-prefeito Dr. Saldanha Leivas Cougo e sua esposa Paula, a diretora do Departamento de Saúde, Vera Lucia Visolli, a diretora do Departamento de Promoção Social, Mileni Maria Arantes Varisi, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Melara. A apresentação foi de Bily Cortez e a organização do professor Paulo Bernardo, da Casa dos Conselhos.
Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação