Esta semana tiveram início as aulas de ginástica artística (olímpica) e rítmica no Clube de Campo das Figueiras. Na tarde de terça-feira, dia 28/03, a professora Damiana Pereira e alguns alunos mais experientes da escola da Prefeitura fizeram uma demonstração aos associados.
As inscrições podem ser feitas no Departamento de Esportes, mediante a apresentação de atestado médico de aptidão física.
As aulas de ginástica rítmica são apenas para as garotas e serão ministradas às terças-feiras. Das 17h às 18 horas, para alunas de 8 a 13 anos de idade. Das 18h às 19 horas, para alunas de 4 a 7 anos.
Já as aulas de ginástica artística são para meninos e meninas. Acontecerão às quintas-feiras. Das 17h às 18 horas, para alunos de 8 a 13 anos de idade. Das 18h às 19 horas, para alunos de 4 a 7 anos.
A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica, é uma das modalidades clássicas da ginástica. As apresentações são individuais e realizadas em diversos aparelhos, sob um conjunto de exercícios. Os movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes e demonstrarem força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.
Por sua vez, a ginástica rítmica, também conhecida como GRD ou ginástica rítmica desportiva (nomenclatura antiga), é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. A ginástica rítmica desenvolve harmonia, graça e beleza em movimentos criativos, traduzidos em expressões pessoais através da combinação musical, teatral e técnica que transmite, acima de tudo, satisfação estética aos que a assistem.