A Secretaria de Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Ferreira está executando a instalação de caixas de captação e galerias de águas pluviais num trecho da avenida Arcyr Giaretta Barcellos que apresenta constantes problemas de erosão devido às enxurradas.
A avenida é uma importante ligação entre a área central e o bairro Cristo Redentor, passando pela ponte Aécio Mennucci (“ponte nova”), sobre o rio Moji-Guaçu. Porém, sempre em época de chuvas o trecho próximo ao semáforo da avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, de inclinação acentuada, sofre com danos causados pelo grande volume de água.
“O problema ali é antigo, de uma obra mal feita por administração anterior. Foi mal planejada. Aquele trecho que sempre estraga não tem galeria nenhuma para escoamento da água das chuvas”, comentou o prefeito Rômulo Rippa em fevereiro.
De acordo com a Secretaria, está é uma obra que pretende amenizar o problema, mas ainda não é uma solução definitiva. Para isto, foi feito um projeto mais amplo, que prevê a recuperação do aterro, instalação de mais galerias e recapeamento asfáltico do trecho danificado.
Para conseguir recursos para este projeto definitivo de recuperação, a Prefeitura está verificando a viabilidade jurídica de trocar por serviços o valor de uma multa aplicada a uma empreiteira.
Fonte: Assessoria de Comunicação