O prefeito Rômulo Rippa sancionou a lei municipal que cria a Semana de Saúde Mental Walter João, oriunda de um projeto de lei de autoria do vereador Alan João Orlando (PSB), aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.
O evento será realizado anualmente no mês de agosto, em reverência à memória de Walter João, comerciante e portador de esquizofrenia, avô do vereador Alan João.
A Semana tem como objetivos promover o debate sobre uma abordagem de saúde que vise melhorar a qualidade de vida das pessoas com distúrbio mental. Também prevê a articulação de diversos setores da sociedade civil e Poder Público para garantir o acesso ao atendimento humanizado nos serviços de saúde pública às pessoas que sofrem de distúrbios mentais, além de garantir os direitos e a dignidade desses pacientes.
Na tarde de quarta-feira (13/09), o prefeito Rômulo Rippa entregou uma cópia da lei sancionada ao vereador, que estava acompanhado de sua mãe, Jane João, filha do homenageado.
Este ano o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) já realizou a primeira edição da Semana Walter João, no mês de agosto. Na abertura, o vereador Alan João falou um pouco sobre o seu avô. Ele foi diagnosticado com esquizofrenia aos 16 anos de idade, por volta de 1950. Alan disse que teve a ideia sobre o evento logo após sua eleição, em conversa com seu tio-avô, o médico Neif João, irmão de Walter. Alan ressaltou a importância de humanizar o tratamento dos pacientes para combater o preconceito que ainda existe sobre essas pessoas.
Fonte: Assessoria de Comunicação