Na dia 4 de setembro, segunda-feira, Escola Estadual Dr. Djalma Forjaz recebeu o médico Fernando Ramos, especialista em gastroenterologia, para uma palestra aos alunos do Ensino Médio. O objetivo é enriquecer os Projetos de Vida dos estudantes, com informações e aprendizagens importantes sobre a profissão de médico e também sobre a Medicina.
As palestras ocorrem na escola desde o ano de 2015 e fazem parte de ações que envolvem vários profissionais, quando os alunos são levados a refletir sobre o seu futuro, os cursos disponíveis nas universidades, as profissões e o trabalho, oferecendo subsídios para suas decisões futuras relativas aos cursos universitários, técnicos ou para quando tiverem que entrar no mercado de trabalho.
A escolha de uma profissão não pode acontecer ao sabor das preferências ilusórias e acidentais. Muitos adolescentes não estão preparados para discernir suas verdadeiras aptidões e escolhem profissões inspiradas na moda, pela imitação, pelas sugestões dos pais, amigos ou professores.
A palestra do Dr. Fernando teve início com a apresentação de sua trajetória de estudante em Porto Ferreira, sobre o quanto lutou pelos seus ideais e como conseguiu conquistar a posição que ocupa atualmente, enquanto profissional da saúde. Contou que frequentou o Ensino Fundamental na escola Sud Mennucci e o Ensino Médio no Colégio John Kennedy, em Pirassununga. O Ensino Superior foi realizado na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, de 1997 a 2002. Ressaltou que teve como meta o estudo e a medicina, com muita dedicação e mesmo diante das dificuldades sempre foi determinado.
Discorreu um pouco sobre os caminhos, as necessidades e sobre a formação teórica e prática – a Residência – que envolve a medicina. Explanou sobre a origem, símbolos e significados desta que é uma das ciências mais antigas desenvolvidas pelo homem. Contou que o Grego Hipócrates é considerado o Pai da Medicina, por ter criado as bases da ética médica e os princípios de conduta, cuja família praticava algo com intuito de analisar as patologias independentemente de suas causas e buscar a cura, o que originou depois a Medicina. Focou, ainda, em suas vivências como cirurgião, contando sobre os casos mais difíceis e os mais gratificantes de sua trajetória.
Os alunos se mantiveram concentrados e atentos à explanação e às contribuições trazidas pelo médico. Se encantaram com a forma branda e atenciosa com a qual conduziu a palestra, permitindo reflexões e momentos de perguntas e respostas, de maneira clara, prestativa e esclarecedora.
Foi uma palestra dinâmica em que os jovens puderam ampliar seus saberes em torno do sonho de ser médico, atentar-se às dificuldades no caminho, pois são seis anos para receber o certificado e outros tantos para trabalhar como residente, a fim de planejar e vencê-las, bem como manter uma constante busca pela formação acadêmica que garanta a conclusão desse sonho.
Currículo do Profissional: Graduação na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; Residência em Cirurgia Geral no Hospital de Heliópolis, de 2013 a 2005; Residência em Cirurgia do Aparelho Digestivo, de 2006 a 2009, recebeu o título de especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva em 2009, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e, também, associado à Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.
A direção agradeceu a participação do Dr. Fernando Ramos pelo seu brilhante papel social em auxiliar na formação dos jovens da escola Dr. Djalma Forjaz.