Há 10 anos, no dia 19 de junho, a Lei 11.705 entrou em vigor. Conhecida como Lei Seca, a legislação busca reduzir a tolerância com motoristas que dirigem embriagados.
A Diageo, maior fabricante de destilados do mundo e dona de marcas como Johnnie Walker e Smirnoff, se posiciona como parceira desta causa e busca oferecer experiências memoráveis para os seus consumidores, de forma responsável e consciente, por meio de uma série de programas e iniciativas.
A empresa foi pioneira na criação de iniciativas a favor do consumo responsável. Um exemplo é a campanha#HojeNãoDirijo, liderada por Johnnie Walker. Hoje é a maior ação de consumo responsável de bebida alcoólica promovida no Brasil. De acordo com o Ibope, por meio do programa, o número de pessoas que chamaram táxi quando tinham intenção de beber aumentou de 70% para 83%. Com início em 2011, mais de 450 mil pessoas foram beneficiadas com a iniciativa – foram percorridos 41 milhões de quilômetros de táxi, o equivalente a 100 voltas ao mundo.
Para conscientizar os consumidores de forma educativa, a Diageo criou o Drink IQ, uma plataforma digital que, de mandeira interativa, possibilita que as pessoas tenham acesso a informações sobre os efeitos do álcool em seu organismo, mostrando a importância de um consumo equilibrado. Além da plataforma, a Diageo é dona de projetos voltados para a capacitação de donos de bar, bartenders, garçons e gerentes.
O Learning for Life e o Diageo Bar Academy oferecem aos profissionais da coquetelaria orientações para contribuir com o melhor consumo de seus clientes, sugerindo, por exemplo, rodadas de água de hora em hora em seus estabelecimentos.
Há também os projetos Mais Consciência – desenhado para gerar reflexão e consequente conscientização do adolescente quanto às suas escolhas antes dos 18 anos – e o Menor com Álcool não é Legal, iniciativa pioneira que treinou funcionários de 500 pontos de venda participantes para que, a cada compra de bebida alcoólica, seja verificado se o consumidor tem idade legal de consumo.
Fonte:Maitê Leal – maite.leal@idealhks.com>