Respostas aos vereadores
Parece que depois que alguns vereadores reclamaram e questionaram muitas respostas de seus Requerimentos à Prefeitura, o Poder Executivo Municipal está dando uma atenção melhor sobre os assuntos em questão. Vamos ver até quando isso vai proceder!
Boa iniciativa
O Vereador Gustavo Braga, através de um Requerimento, cobrou da Prefeitura algo a mais no desfile de 7 de Setembro. O Vereador solicitou do Executivo Municipal a possibilidade de contatar os Comandantes do Exército e da AFA de Pirassununga, pedindo o envio de tropas, carros de combates e até vôo de aeronaves no Desfile Cívico em comemoração à Pátria! Boa iniciativa – parabéns Vereador!
Cobrança no transporte público
O Vereador Toninho Correa apresentou matérias sobre o transporte público do município. Para o Vereador: abusos em velocidade, falta de opções de horários e itinerários estão fazendo com que muitos munícipes constantemente tem reclamado do setor. Toninho disse ainda que Élcio Arruda, Superintendente da Agência Reguladores de Porto Ferreira, responsável pela fiscalização desse serviço, tem cobrado o máximo a empresa para melhorar o serviço! Gideon aproveitou o tema é disse que o transporte público está um caos e pede “melhoras urgentes”.
Eleições
Vários vereadores usaram da Tribuna para citar sobre verbas conquistadas por eles, através de deputados de seus partidos políticos, entre eles, Marcelo Ozelin sobre o recapeamento da Avenida Arcyr Giaretta Barcelos, Dentinho sobre aquisição de equipamentos para área social, Gustavo e Gideon sobre recape de ruas no Bairro do Cristo, etc. Nada como um ano de eleições! Milagres acontecem né!
Eleições ll
De acordo com alguns nobres Edis que usaram da Palavra Livre na Tribuna da Câmara, não é só em época de eleição que conseguem recursos para Porto Ferreira e sim todos os anos! Que bom né! Afinal é o mínimo que esperamos das pessoas públicas.
Ponte sobre o Rio Santa Rosa
Depois de uma matéria veiculada na imprensa e potencializada pelas redes sociais, cujo título da falava que “… a cidade poderia perder a verba de R$ 600 mil reais…”, conquistada na gestão da ex-prefeita Renata, devido a não aprovação, ainda, da revisão do Projeto do Plano Diretor pela Câmara Municipal. Lembrando da Lei Federal que determina que a revisão do Plano Diretor deva ser revisto a cada 10 anos. Com a manchete circulando os vereadores em geral foram retalhados nas Redes Sociais, por pessoas que entenderam que a culpa por não sair à referida ponte era dos vereadores. Não sabemos se foi armação, mas parece que a função da manchete foi “… jogar a culpa em uns e tirar a culpa de outro…”. Logo saberemos!
Ponte II
Lógico que com a repercussão negativa sobre os vereadores em relação a esse fato, os mesmos usaram do mecanismo legal para se defender, ou seja, a "polêmica" Palavra Livre na Tribuna da Câmara! Confiram o que alguns falaram sobre o assunto:
Gustavo Braga
O Vereador disse sobre a confusão envolvendo tal projeto desde o início: era um local, foi mudado para outro, membros do COMPUR (Conselho de Políticas Urbanas) contrários ao novo local, assim como moradores não aceitando esse acesso defronte suas chácaras, brigas eleitorais, etc.
Gustavo também falou sobre controvérsias entre os pareceres jurídicos do Executivo e do Legislativo, e por fim pediu a aprovação com urgência do Projeto do Plano Diretor, no qual consta o local da construção da nova ponte. O Vereador finalizou dizendo que: “… depois que os vereadores aprovarem o projeto “gostaria” de saber em quem vão colocar a culpa…”, uma vez que na opinião dele a ponte ainda está longe de se tornar uma realidade. Gustavo disse ainda que não está sendo pessimista e sim realista; citando o alto custo e a questão ambiental, mas considera que essa obra é de extrema importância para o desenvolvimento de Porto Ferreira e proporcionará bem estar para muitos ferreirenses.
Dentinho
Dentinho é com certeza é um dos vereadores mais interessados no assunto, pois foi ele que, ao lado da ex-prefeita Renata Braga, que anunciou o recurso inicial de R$ 600 mil reais. O Vereador explicou muito bem o assunto, falou sobre briga política que causou toda essa confusão em relação a início da obra, e finalizou dizendo que ele é o Vereador Marcelo Ozelin foram falar com o prefeito Rômulo Rippa, e este se comprometeu que o mesmo estaria indo à São Paulo pedir a prorrogação do prazo do convênio com o Estado para não perder esse recurso Inicial. Parabéns ao Vereador Dentinho pela excelente conduta sobre o assunto.
Marcelo Ozelin
Também criticou o modo como os vereadores levaram a culpa, principalmente pelo fato de muitas postagens em Redes Sociais terem levado em consideração apenas a manchete de uma matéria publicada e não o inteiro teor da reportagem, com isso dando a atender que somente os vereadores são os culpados. Marcelo aproveitou o assunto para falar sobre outra ponte, desta vez a Ponte Nova do Rio Mogi Guaçu, onde ele conseguiu recursos para melhorias do local.
Outros vereadores e Presidente da Câmara
Mais de leve nos discursos em relação à ponte outros vereadores que também falaram do tema foram Gideon dos Santos, Isamel da Farmácia e Miguel Bragioni. Na palavra livre o Presidente da Câmara rasgou críticas em relações da falta de iluminação e limpeza de praças, e sobre o assunto da ponte o mesmo disse que, mais uma vez, matérias foram veiculadas na imprensa escrita de forma que dá a entender que apenas o Poder Legislativo que tem culpa de tudo o que acontece de ruim na cidade.
Ponte final
O que deu para apurar escutando um aqui é outro ali, sobre a tal matéria publicada em relação à ponte do Rio Santa Rosa, foi que isto partiu dos bastidores do Executivo, pois estaria bravo com o Legislativo, em relação a problemas jurídicos, pois os advogados da Prefeitura afirmam que está tudo certo, mas por outro lado o da Câmara diz que não! Então poderia ter sido usado uma terceira via para uma pressão maior sobre os Edis! Será verdade isso? Acho que não né!
Desde 07 de abril de 2018, o portoferreirahoje publica semanalmente a coluna “Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades”. A coluna explora vários temas ligados aos poderes legislativo e executivo, dando ênfase aos bastidores. A coluna está sendo feita de forma coletiva com a participação de amigos e colaboradores do site www.portoferreirahoje.com.br . Aqui ficam nossos agradecimentos aos amigos e colaboradores.