O empresário Lázaro Aparecido Moreto recebeu, na noite da última segunda-feira(30 de julho), a Medalhade Mérito "29 de Julho", juntamente com um diploma, concedido pelo Poder Legislativo pelos relevantes serviços prestados ao Município. A honraria foi concedida pela Câmara Municipal, presidida pelo vereador Miguel Bragioni (PP).
Nascido em Porto Ferreira, SP, aos 03.10.1960, Lázaro Aparecido Moreto é filho de Décio Moretto e Irene Vieira Moretto. Casado com Marcia Falco Moreto, é pai de Tiago Falco Moreto, Leandro Moreto e Fernanda Falco Moreto, também sendo avô de Clara Teixeira Moreto e Eduardo Brancalhoni Moreto e Helena Brancalhoni Moreto.
Administrador de Empresas e Psicólogo, atualmente é CEO da empresa Broto Legal Alimentos S.A., estabelecida em Campinas e Porto Ferreira,com forte atuação na distribuição de gêneros alimentícios com predominância para arroz e feijão.
O histórico de sua família com a cidade de Porto Ferreira nasce em 1955, quando seu pai e seus tios iniciaram atividades comerciais através de uma linha de leite ligando as cidades de Santa Rita do Passa Quatro e Porto Ferreira e, a partir de 1960, quando já tinham transferido residência definitiva para Porto Ferreira e se estabelecem como comerciantes atacadistas de um armazém denominado "Irmãos Moreto & Cia. Ltda." que, à época, era também popularmente conhecido por "Armazém de Secos e Molhados".
A partir de 1975 inicia sua carreira profissional com vínculo empregatício, até que em 1983, une-se a seu pai no desenvolvimento de atividades empresariais através da "Arrozeira Santa Amélia Ltda." e da "Cerâmica Artística Paraiso Ltda.", cabendo ressalvar o sucesso alcançado com o arroz de marca Serrazul, até os dias de hoje sendo comercializado.
Em meados da década de 1990, uma forte e crescente crise financeira abalou a economia nacional que, apesar dos sucessivos planos econômicos implantados não alcançaram o sucesso objetivado, levando milhares de empesas a uma situação de penúria, das quais, razoável quantidade delas faliram. A empacotadora do arroz Serrazul não passou incólume diante de tão grave situação sendo obrigada, em meados de 1999, a ingressar com recuperação judicial a fim de evitar a falência desuasatividades.
Face do abrangente e profundo conhecimento adquirido no segmento arrozeiro em todas suas fases, desde o plantio até a comercialização ao estabelecimento varejista, foi procurado por empresários de Campinas que trabalhavam exclusivamente no segmento de feijão para, juntos, iniciarem uma empresa com produtos que fazem o casamento perfeito na mesa dos brasileiros: o arroz com feijão. Nascia em junho/2000 a empresa "Alimentos Porto Azul Ltda", cuja denominação social veio a ser alterada para "Broto Legal Alimentos S.A.".
Enquanto a prosperidade da nova empresa exigia o total reinvestimento dos resultados positivos alcançados e cuja marca Broto Legal viera a se tornar sinônimo de qualidade e excelência, paralelamente, a empacotadora do arroz Serrazul estava a exigir a liquidação do endividamento que dera origem à sua recuperação judicial, não restando alternativa para Lázaro, senão a venda para os demais sócios da quase totalidade de sua participação societária e permanecendo como diretor geral contratado para a unidade de Porto Ferreira.
Em 2017 a totalidade do controle acionário da Broto Legal Alimentos S.A. foi adquirida pela empresa Cinel Alimentos Ltda., capitaneada pelo Dr. Washington Umberto Cinel, empresário e grande produtor de arroz no Rio Grande do Sul e Paraguai, proprietário de duas plantas fabris em Uruguaiana que, além de conceder participação acionária elege o acionista Lázaro Aparecido Moreto como responsável pela gestão operacional de todo seu grupo empresarial.
Desde 1960 quando seus pais e tios fixaram residência e se estabeleceram como comerciantes na cidade de Porto Ferreira, toda sua família e familiares tem se empenhado e assim prosseguirão, continuamente, contribuindo para o desenvolvimento econômico dessa cidade que os acolheu de braços abertos e é, por todos eles, muito querida e amada.
Por : Marco Rogério Duarte – Jornalista – MTB 024.260-SP
Fonte: site Falaporto