A Prefeitura de Porto Ferreira, por meio da Secretaria de Gestão, iniciou o processo de instalação do ponto eletrônico por biometria nas repartições públicas do município. O controle eletrônico de frequência vai permitir um melhor domínio e conhecimento sobre a assiduidade (faltas) e a pontualidade (atrasos) dos servidores públicos municipais.
Numa primeira etapa os equipamentos estão sendo instalados em todas as repartições, com exceção daquelas ligadas às Secretarias de Educação e Saúde.
Os equipamentos utilizados nesta primeira fase já pertenciam ao patrimônio municipal, pois foram utilizados em administrações passadas, mas na ocasião o controle não chegou a ser efetivamente realizado. Mais de 40 máquinas de ponto eletrônico passaram por uma revisão e atualização, sendo que, destas, um total de 27 pôde ser reaproveitado.
O cronograma montado pela Divisão de Recursos Humanos prevê que o sistema tenha início no próximo dia 13 de agosto. Até lá os servidores das repartições que receberão o ponto farão o cadastramento biométrico. No primeiro mês de atividade o sistema será avaliado e a partir de setembro deve ter seu funcionamento plenamente efetivado.
Com o novo modelo, o funcionário marcará a presença com a própria digital em um aparelho que é interligado ao sistema do RH da Prefeitura, que controla as horas trabalhadas eletronicamente. Numa segunda etapa serão adquiridas as máquinas para as repartições ligadas à Saúde e à Educação.
O controle de frequência por meio do ponto eletrônico já e realizado em muitas empresas. A medida garante maior transparência no serviço público e controle nas jornadas de trabalho, gerando mais eficiência administrativa, além de modernização da gestão.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos