Na tarde de segunda-feira (13/08) o prefeito Rômulo Rippa inaugurou o Polo Porto Ferreira da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). O polo ocupa o prédio que abrigava a Secretaria de Educação, na avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, 860, no Centro.
No local foram instalados 50 computadores que servirão às quatro turmas dos cursos oferecidos em Porto Ferreira: Engenharia de Produção, Matemática (licenciatura), Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública. Ao todo 173 pessoas foram aprovadas no vestibular, que aconteceu no dia 8 de julho. O prefeito Rômulo Rippa anunciou a criação do polo de Porto Ferreira no mês de maio.
Além do prefeito, também fizeram parte da mesa principal da cerimônia o vereador Gideon dos Santos (PSD), as secretárias Cláudia Regina Lopes Aguiar (Educação) e Maria Lucia Baltieri (Desenvolvimento Econômico e Turismo), e a orientadora do polo, Renata Cristina Marcatto Motta. Também presente o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Leandro Gentina, assessores e servidores da Prefeitura, além de convidados.
O prefeito destacou o ensino de qualidade que será proporcionado pela Univesp, que conta com o apoio de instituições como o Centro Paula Souza, USP, Unicamp e Unesp. “Desde que eu cursava a faculdade em Araraquara, eu notava o quanto uma instituição superior traz de ganhos ao município. Hoje estamos vivendo um novo momento, com o uso das tecnologias, que permitem o ensino à distância, gratuito e com qualidade”, disse Rômulo Rippa.
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp e Unicamp.
Em junho de 2017, a nova gestão deu início ao plano de expansão, com o objetivo da universalização do ensino superior. Em um ano, já foram ofertadas mais 55 mil vagas em 330 polos do Estado, localizados em 290 municípios. A Univesp oferece os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática e Pedagogia.
Os cursos da Univesp são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos