A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira, por meio da Rede de Atenção Básica, e o Hospital Dona Balbina, em parceria, divulgaram esta semana resultados do protocolo Alta Hospitalar Responsável, um dos indicadores do programa Estratégia Santa Casa Sustentável.
Este indicador teve o seu modelo de trabalho reajustado a partir de junho, com efetividade de protocolo e fluxograma de referência. Os resultados dos meses de junho a setembro mostram que 14% dos pacientes acompanhados pelo programa não deram sequência aos seus tratamentos após receberem alta médica.
Segundo os dados, de 127 pacientes que foram monitorados, 107 (84%) tiveram efetividade na sequência do tratamento; 17 (14%) não compareceram às consultas e três (2%) atendimentos ainda não ocorreram (encaminhamentos de setembro), pois são em datas superiores à emissão do relatório divulgado. As consultas foram 100% confirmadas com os locais referenciados.
Conforme o relatório, os números comprovam uma boa efetividade e adesão da continuidade do cuidado dos pacientes encaminhados e o fortalecimento da comunicação entre os profissionais, equipes e serviços de saúde. A meta é que 100% dos pacientes realizem a continuidade do cuidado após a alta hospitalar, para garantir a integralidade da assistência.
A proposta para o último trimestre do ano é o desenvolvimento de atividades da equipe multidisciplinar, com grupos de orientação familiar e elaboração de cartilha de cuidados domiciliares, pois atualmente a orientação ocorre individualmente, no momento da alta hospitalar.
“Um dos principais entraves estava na garantia de controle de frequência do paciente no retorno previamente agendado na Unidades Básicas de Saúde. Conseguimos atingir nosso objetivo e garantir assim um melhor acompanhamento de nossos pacientes”, destacou a secretária de Saúde do município, Vera Lucia Visolli.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br