Com o início do período de chuvas mais intensas, acompanhadas por rajadas de ventos e até granizos (“chuva de pedra”), alguns cuidados são necessários, mesmo que os moradores não estejam em áreas consideradas de risco.
Segundo orientação da Defesa Civil de Porto Ferreira, em caso de tempestades acompanhadas de descargas atmosféricas, recomenda-se alguns cuidados que podem fazer grande diferença. Se estiver ao ar livre, a pessoa deve procurar um abrigo seguro, longe de árvores e estruturas metálicas.
Caso esteja dirigindo, as chuvas fortes diminuem a visibilidade e a pista molhada pode ocasionar acidentes. Pare em local elevado, livre de inundações, mas longe de árvores, redes elétricas e rios.
Já a população deve ficar atenta aos riscos de alagamentos, quedas de árvores e não colocar lixo ou materiais que possam comprometer o escoamento das águas pluviais em vias públicas.
Além disso, tente evitar o uso do telefone durante uma tempestade. Em caso de raios atingirem postes de energia elétrica, a recomendação é nunca se aproximar de cabos ou fios caídos no chão e de maneira nenhuma tentar removê-lo com pedaços de madeira ou canos de qualquer espécie.
Em situação de emergência, a orientação é ligar nos telefones do Corpo de Bombeiros (193) e Defesa Civil (199). Também podendo registrar a ocorrência junto à Polícia Militar (190), GCM (153) e Elektro (0800-701-0102).
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Fonte: http://www.portoferreira.sp.gov.br