As equipes de agentes comunitários de saúde (ACSs) que atuam dentro do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) estão com dificuldades para fazer o cadastramento de moradores de alguns bairros.
O problema é maior em locais onde o serviço não era oferecido, como nos bairros Jardim Porto Novo, Alto do Serra D’água, entre outros.
Desde o final de junho a Secretaria de Saúde de Porto Ferreira conta com 25 novos ACSs, contratados após concurso público. Eles foram divididos em equipes para cobrir as regiões das nove Unidades de Saúde espalhadas pela cidade.
O trabalho deles, neste primeiro momento, consiste em visitar todas as residências para colher informações sobre os moradores, com o objetivo de confeccionar um cadastro familiar.
Os agentes estão devidamente identificados e na abordagem dos moradores eles vão preencher um formulário com as informações das pessoas que residem naquele endereço.
“É importante que a população receba nossos agentes e preste corretamente as informações para podermos desenvolver da melhor maneira possível nossas políticas de saúde e prevenção. Qualquer dúvida sobre a identidade dos agentes, basta a pessoa ligar para a Secretaria de Saúde, pelo telefone 3589-3700, para confirmar os dados”, disse a secretária Vera Lucia Visolli.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Evento
Fonte: http://www.portoferreira.sp.gov.br