Um dos exemplos vem da Colômbia. A empresa West Arco, parte do grupo ESAB, o maior produtor mundial de equipamentos de corte e solda, vem executando uma modernização em seu parque fabril, em Bogotá, desde 2017. Entre as ações tomadas, está a substituição dos motores elétricos antigos que acionavam os seus equipamentos por soluções mais eficientes da WEG. A Cergon, empresa de Porto Ferreira, representante premiada da WEG e há mais de 20 anos atuando em automação industrial, está disponibilizando aqui os produtos e tecnologias que permitem os avanços alcançados na Colômbia e em muitas fábricas em todo o mundo.
Focada na melhoria de processos e em produtos alinhados com os princípios de sustentabilidade, a West Arco viu nas soluções WEG um alto potencial para economia de energia. Além de reduzir o consumo, a companhia pretende minimizar os impactos ambientais de seu processo produtivo. A avaliação dos resultados foi realizada em parceria com o Conselho de Eficiência Energética da Colômbia e foram positivos após a instalação dos motores WEG.
Benefícios – Entre os benefícios, destaca-se o financeiro. No caso da West Arco, a redução no consumo de energia foi da ordem de 22.710,81 kWh e o custo de US$340,00 por kWh (segundo contrato da West Arco). A economia anual gira em torno de US$ 15.4 milhões. Dessa forma, o retorno do investimento deve acontecer em aproximadamente 4,8 anos. Outro benefício foi para o meio ambiente: a redução das emissões indiretas de CO2 devido à redução de consumo é de cerca de 64,5 tCO2.
A Cergon Automação Industrial e Energia Solar, que nos dois segmentos atua em parceria integrativa com a WEG, uma das mais expressivas empresas do mundo na produção de eletroeletrônicos e tecnologia, está pronta para implementar esses avanços nas fábricas locais e da região, garante seu diretor, Renato Maestrello. “As fábricas precisam se adequar aos conceitos de Indústria 4.0, determinados pela Quarta Revolução Industrial, já em andamento”, salienta Maestrello. (Matéria produzida com informações e ilustração do site da WEG)