Alunos dos 5ºs anos de várias escolas da rede pública municipal participarão de março a outubro do programa ETA Portas Abertas, da concessionária BRK Ambiental.
O programa que consiste em visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA) com escolas municipais, estaduais, particulares, técnicas e universidades, além da comunidade em geral, onde aprendem de maneira didática todas as etapas para a produção de água, desde a captação, passando pelo tratamento e distribuição.
Durante a visita, os alunos participam das explicações de como a água do rio Moji-Guaçu chega até a Estação de Tratamento, quais produtos químicos são adicionados a ela, quais os processos necessários para que a água atenda às exigências do Ministério da Saúde, e como a água tratada é armazenada para distribuição à população.
Em seguida, os participantes podem caminhar entre os tanques de tratamento da água, visualizando de perto tudo aquilo que aprenderam, além de receberem cartilhas educativas, com um resumo de tudo o que foi apresentado.
Numa segunda etapa, após os alunos participarem da visita à ETA, a equipe da BRK apresenta todo o processo de tratamento do esgoto, bem como as obras e melhorias que estão sendo realizadas para ampliar o percentual do tratamento na cidade, além de apresentar as dificuldades encontradas nas redes, como o lançamento da água de chuva e o lixo jogado indevidamente. No final da palestra, os alunos recebem cartilhas educativas contendo um breve resumo dos assuntos abordados.
As visitas estão sendo coordenadas por Claudia Storti Sozigan, da Secretaria de Educação. Participam das visitas alunos das escolas Wladimir Salzano (Vila Maria), Nadir Zadra Ribaldo (Alto do Serra D’água), Caic (Jardim Independência), Mário Borelli Thomaz (Centro), Bráulio Teixeira (Cristo Redentor), Ruth Barroso Teixeira (Jardim Porto Bello), Sud Mennucci (Centro), Agostinho Garcia (Jardim Anésia) e Noraide Mariano (Jardim Primavera).
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos







