A Câmara Municipal
O antigo prédio da Câmara ou da Prefeitura Municipal, no local onde hoje está o Paço do município, foi construído para sediar uma cervejaria de propriedade do Sr. Jacob Cheffer.
Em novembro de 1896, ocorreu a primeira eleição para os vereadores de Porto Ferreira e seguinte etapa era inevitável: o prédio para o funcionamento da Câmara Municipal.
Após os acertos, o Legislativo e o Destacamento Policial alojaram-se no imóvel, ainda particular. Somente uma década depois, em 1906, Manoel Elias de Salles e sua esposa, Maria Victória de Jesus, venderam o imóvel ao Município de Porto Ferreira. Operavam no local a Intendência – podendo ser compreendida hoje como Prefeitura -, a Câmara Municipal e o Destacamento Policial.
Na imagem selecionada, à esquerda,vemos a sede da Câmara Municipal, e na lateral, pela primeira janela, da esquerda para a direita, identificamos parte da cela do Destacamento Policial.
A cena é marcante: próximo do poste de iluminação, de madeira, que havia substituído os lampiões a querosene, uma criança atravessa a Rua Dona Balbina, ao encontro de outra, mais velha, que está escondida no espaço da coluna de sustentação do prédio, em frente à Rua Cel. Procópio de Carvalho. Vemos ruas de terra no lugar do asfalto e um único automóvel estacionado, um Ford, aparentemente 1913.
À direita, a Praça Cornélio Procópio, com mureta, cercas e 4 portões (norte, sul, leste e oeste). E já se perguntaram o motivo dos portões? Para evitar a invasão e a pastagem dos animais que ficavam soltos ou que escapavam dos sítios não tão distantes do centro.
Notamos aos fundos, do lado esquerdo, o prédio do Grupo Escolar de Porto Ferreira, atual EMEF “SudMennucci”, inaugurado em 1914.
Considerando essas observações e o tamanho das árvores do jardim público, acreditamos que foto possivelmente foi registrada em 1920.
Em tempo: agradeço as mensagens de incentivo e sugestão dos cidadãos que começaram a acompanhar a coluna semanal e informo que em breve atenderei aos pedidos de publicações e relatos.
Por Miguel Bragioni – Pesquisador da história de Porto Ferreira
Foto: acervo do Museu Histórico e Pedagógico “Prof. Flávio da Silva Oliveira”