No próximo dia 5 de maio (domingo) a Secretaria de Cultura de Porto Ferreira, em parceria com o ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura), traz mais uma atividade para o município.
O espetáculo “Atritos”, realizado pelo Grupo Galhofas, de Descalvado, vai ser apresentado no Anfiteatro Isaltino Casemiro a partir das 19 horas.
No mesmo dia e local acontece também uma oficina de teatro com o grupo, a partir das 10 horas. Os interessados podem se inscrever pelo link https://forms.gle/XNpcjZ4A8TzPhRCP8
“Atritos”
O espetáculo investiga as relações humanas de disputa territorial e resvala no atrito como tema que perpassa as obras de Anton Tchekhov. Busca adensar em ações e sensações os atritos das relações sociais e interpessoais, mediadas pelo poder e disputa de território do interior paulista. Os personagens encarnam em si lutas históricas de suas classes, pela posse das terras que cultivam, desdobrando o atrito em detalhes cotidianos, em um cenário de intolerância crescente trata justamente do encontro das diferenças de interesse.
Ficha técnica
Direção e concepção: Fernanda Zancopé
Elenco: Ana Carolina Brambilla Costa e Felipe Brognoni Casati
Iluminação: Felipe Braccialli
Cenografia e figurino: Nathalia Campos
Cenotécnico: Alício de Oliveira Silva
Confecção dos Figurinos: Nathalia Campos e Victória Souza
Sonoplastia: Gabriel Mozer Tangerino
Produção executiva: Fernanda Oliveira
Voz Off: Cassandra Brognoni Casati
Audiovisual: Rogener Silva
Designer Gráfico: Rafael Michalichem
Textos: “O Pedido de Casamento” de Anton Tchekhov, “Que?” Adaptação e Tradução de Rosyanne Trotta.
*Livre para todas as idades
Grupo Galhofas
Fundado em 2005 no município de Descalvado, tendo no mesmo ano a estreia com a montagem “Os saltimbancos”, de Chico Buarque, desde então realiza diversas montagens em gêneros variados – teatro infantil, teatro do absurdo, contação de histórias, musical e palhaçaria, como "Ploc, a borboleta mais linda que já vi", de Roberto Villani, "A Sopa de Pedra", "O Ritmo da Chuva", "SÓ" e tantos outros, além de promover cursos e oficinas de iniciação teatral no município sede e região. A partir de 2009, o grupo inicia um novo núcleo de experimentação em Uberlândia (MG), criando outros espetáculos como "O Defunto", de Renné de Obaldia e "A Cor Sem Lugar Algum", inspirado em FLICTS de Ziraldo, além de, também, ter feito residência de seis meses em Portugal, na Faculdade de Teatro de Évora onde montou "4ponto47psicose", "a morte melancólica do menino ostra" e "Stanboy".
Oficina
A oficina é uma imersão no universo da ancestralidade e da grande questão que norteou a construção do espetáculo “O que te indigna?”. Serão realizados exercícios de percepção do indivíduo na sociedade e investigaremos o que carregamos em nós de nossos ancestrais, sejam eles quem forem. Uma oficina que perpassa pelas artes plásticas, escrita e expressão corporal em construção individual e coletiva.
05/05 – 10h às 13h
20 vagas (ordem de inscrição)
Interessados, acima dos 14 anos, com ou sem experiência
Gratuito
Por: Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br