Atividades são fruto do projeto de lei do vereador Marcelo Ozelim
O mês de junho inicia a temporada das pipas, e vemos crianças, jovens e adultos envolvidos com essa brincadeira. Mas o uso irresponsável de cerol nas linhas – mistura cortante de cola de sapateiro com vidro moído – provoca ferimentos graves e mortes, transformando o lazer em tragédia.
Para prevenir esses acidentes, Porto Ferreira contará com a Semana Educativa de Conscientização da Correta Utilização de Pipas a partir próximo mês, com palestras sobre o uso correto da pipa e a proibição do cerol, oficinas e concursos de pipas.
A iniciativa atende à Lei Municipal 3449/2018, resultante do projeto de lei 23/2018 do vereador Marcelo Ozelim (PSDB).
“Conscientizar as pessoas sobre os problemas que o cerol pode provocar, como lesões graves e mortes, é a melhor forma de combater o seu uso”, afirma Ozelim.
Na tarde de quinta-feira, 25, o vereador participou de uma reunião com os secretários de Esporte e Lazer, Anselmo Basílio, da Educação, Claudia Aguiar, da Cultura, Régis Berreta, e com o assessor técnico da Educação, Gustavo de Freitas, para tratar da semana de conscientização.
A Secretaria de Educação irá desenvolver, nas escolas municipais, oficinas de pipa e palestras com enfoque em segurança, concurso de pipas aberto a toda cidade e exposição das vencedoras no saguão da Prefeitura e na sede da própria secretaria. As escolas estaduais e particulares também serão convidadas a participar dos eventos.
Para o autor do projeto, a intenção é que essas medidas levem lazer e educação à população ferreirense, mas, sobretudo, conscientização.