Com base na lei municipal 3.449/2018, oriunda de um anteprojeto apresentado pelo vereador Marcelo Ozelin (PSDB), o município de Porto Ferreira prepara para o mês de junho a Semana Educativa de Conscientização da Correta Utilização de Pipas.
O evento vai envolver as Secretarias de Educação, Esportes e Lazer e Cultura. Entre as atividades programadas estão palestras sobre cuidados com a utilização correta da pipa, incluindo a proibição do cerol; oficina de pipas; e concurso e exposição de pipas e revoadas com a participação popular.
A Secretaria de Educação vai desenvolver nas escolas municipais de educação infantil as oficinas de pipa. Nas escolas de ensino fundamental, principalmente no fundamental II, serão realizadas palestras com profissionais sob o enfoque da segurança e cerol.
As escolas particulares e da rede estadual também serão convidadas para participar da semana, com o objetivo de expandir as palestras e orientações.
Além do concurso, que a princípio ocorrerá no Galpão Permanente de Exposições e Eventos Luiz Antônio Camarotti, as pipas vencedoras ficarão expostas no saguão do Paço Municipal e na Secretaria de Educação.
“No inverno é tradição a garotada brincar de empinar pipas, mas devemos cumprir nosso papel de orientar para os perigos de se utilizar o cerol. Durante a semana educativa vamos também desenvolver eventos para preservar a cultura popular e movimentar os praticantes desta forma de lazer. Agradeço ao vereador Marcelo Ozelin e toda a Câmara Municipal pela iniciativa”, declarou o prefeito Rômulo Rippa.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br