Na 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Porto Ferreira, realizada nesta segunda-feira (22/04), o vereador Sérgio de Oliveira (DEM) apresentou o Requerimento nº 132/2019 de congratulação à empresa G-ENERCY pela presteza e agilidade na execução dos serviços de iluminação.
“Eu fiz esse requerimento, senhor presidente, em forma de agradecimento pelo serviço que a empresa G-ENERGY vem prestando em Porto Ferreira. É uma empresa que foi contratada, ganhou a licitação desde o governo anterior e vem desenvolvendo um trabalho com excelência no município”, declarou o vereador.
Segundo Sérgio de Oliveira, quando a empresa G-ENERCY foi contratada pelo município foram feitas muitas críticas. “Na época,a administração passada foi muito criticada quando resolveu tomar essa atitude, mas hoje nós temos que reconhecer o belíssimo trabalho que vem desenvolvendo em nossa cidade.”
Durante o discurso do vereador sobre o requerimento, ele contou a respeito da solicitação de uma proprietária de loja da Vila Maria. “Ela me procurou dizendo que tinha um poste sem luz na frente de sua loja e que todo dia que chegava de manhã, encontrava a frente da loja em péssimas condições.”
Por ser um local escuro, havia tráfico de drogas e prostituição. “Quando chegava na loja de manhã estava toda aquela anarquia, sem contar que alguns comerciantes foram assaltados, tiveram as suas portas arrombadas por aqueles transeuntes que passavam por ali”, continua a contar Sérgio de Oliveira.
“Ela me deu a informação de que o poste estava ali há muito tempo e que já tinha pedido várias e várias vezes para a Prefeitura e ninguém tomou uma posição, uma atitude.” O vereador pediu a um amigo que trabalha na G-ENERGY para que executasse o serviço. “Não foi simplesmente colocar o braço de iluminação, teve que puxar fiação mais de cinquenta metros que não tinha o fio, não tinha energia naquele poste”, detalhou o parlamentar.
Após a colocação da iluminação, as condições no local melhoraram consideravelmente. “Os moradores da região estão muito contente, acabou aquele pessoal que ficava ali traficando, que fazia ponto de prostituição”, salientou Sérgio de Oliveira.
“Nós estamos sempre cobrando as empresas, os prestadores de serviço e nada mais justo do que quando eles fazem algo, que atendem os nossos pedidos, nós também façamos um requerimento em forma de agradecimento.Estou agradecendo aqui os funcionários, os encarregados, os proprietários dessa empresa G-ENERGY que vem fazendo um serviço de excelência aqui em nossa cidade”, finalizou o vereador.
Outro vereador que ressaltou o bom atendimento prestado pela G-ENERGY foi Alessandro Bertazi (PSDB). “Parabenizar você, vereador Sérgio, pelo requerimento de congratulação porque realmente a empresa G-ENERGY vem efetuando um serviço de qualidade desde quando foi contratada pela Prefeitura.”
Alessandro Bertaziapontou a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) como um dos fatores para a melhoria desse serviço na cidade. “Essa empresa foi contratada para gerir o problema da iluminação pública, se não me engano no ano de 2015 ou de 2014, quando foi criada, dentro dessa Casa de Leis, com proposta do Executivo, a contribuição de iluminação pública, a CIP”, explicou o vereador.
“Apanhamos com a criação, mas tínhamos certeza, tínhamos a convicção, sabíamos da importância. Nós tínhamos vários problemas, a cidade tinha vários pontos escuros e a empresa G-ENERGY veio e está suprindo a necessidade”, detalhou Alessandro Bertazi.
O vereador explicou ainda que essa contribuição foi criada porque o Governo Federal deixou de custear a iluminação pública municipal. “E jogou no colo do município. Quem pagava essa conta era o Governo Federal e aí os municípios tiveram que assumir essa responsabilidade”, reforçando que houve muita movimentação contrária a aprovação e ele, como vereador, foi muito criticado.
Para o parlamentar, a empresa está sempre atendendo as demandas da população. “Nós estivemos recentemente aqui pedindo, tambémpedi inclusive in loco na entrega das chaves do bairro Paulo Calisto, a iluminação no acesso. São 500 metros que faltam de iluminação naquele bairro. Eu tenho certeza absoluta que a empresa G-ENERGY resolverá o mais rápido possível”, afirmou Alessandro Bertazi.
A instalação dessas iluminações só é possível por conta da CIP. “Vai criar a iluminação naquele acesso por conta do dinheiro da CIP que é um fundo que fica reservado para fazer esse tipo de serviço. OPrograma Cidade Iluminada acontece porque existe o dinheiro da CIP, senão não estaria iluminando nada”, concluiu o vereador.
Já o vereador Ismael da Silva afirmou que subscreveria o requerimento porque a G-ENERGY atendeu a um pedido seu. “Foi um dos primeiros requerimentos que eu solicitei. No bairro Jardim Alegrete existia uma grande escuridão, até tinha tráfico com facilidade. Eu solicitei para essa empresa e eu me surpreendi com a agilidade na prestação de serviço e uma atenção quanto ao requerimento”, declarou o parlamentar.
Para o vereador, o trabalho da empresa tem trazido brilho para a cidade de Porto Ferreira. “Quantas vezes eu vim nessa tribuna e eu perguntava: ‘Cadê o brilho dessa cidade?Cadê a luz de Porto Ferreira?’. Vamos trazer de volta e algumas coisas têm acontecido.”
“Estou muito feliz e tenho sim que ser grato ao Executivo que tem dado sequência a essa empresa e tem feito um trabalho de excelência. Tem alguns pontos que vou solicitar para que venham a atender, principalmente na entrada do Salzano, mas é por causa da depredação de marginais. Tem sempre três, quatro lâmpadas que não tem jeito, mas tenho certeza que a empresa vai prestar uma atenção, quem sabe até uma proteção maior”, concluiu Ismael da Silva.
O vereador Francisco Pereira (MDB) também teve um pedido seu atendido pela G-ENERGY. “Gostaria de dar os parabéns ao requerimento do Sérgio, vou subscrever também. Tenho certeza que foi atendido um pedido meu no bairro Santo Afonso que eu achava impossível”, pontuou o parlamentar.
Eram necessários nove postes na área de lazer. “Eu até falei para o pessoal que seria meio difícil, mas que tentaríamos e colocaram os nove postes ali.” O vereador também disse que fará um requerimento para a colocação de um poste na rua São Sebastião. “Um pedido das pessoas que têm o seu comércio ali, tenho certeza também que vou informar e quando oportuno vai colocar o braço assim como vem fazendo com todas as demandas”, prosseguiu Francisco Pereira.
O parlamentar também comentou sobre a situação na entrada do PaschoalSalzano. “Foi colocado ali três vezes e no prazo de dois dias queimaram cinco lâmpadas. Colocaram de novo e mais dois dias e queimaram de novo. Duas foram no tiro. Ali vai ser bem difícil, não é impossível, mas vamos tentar. Nós temos que vencer, vamos colocar lâmpada e vamos fazer alguma coisa par que mantenha iluminado aquele trecho”, encerrou o parlamentar.
Para o vereador Gideon dos Santos (PSD), a empresa faz um trabalho de excelência no município. “A G-ENERGY atende uma demanda que eu acredito que a Prefeitura hoje não conseguiria dar o suporte necessário.”
Gideon dos Santos também teve seu requerimento atendido. “Quando pedi um braço com uma lâmpada na João Simão no bairro Cristo Redentor fomos prontamente atendidos pela empresa. A empresa tem atendido a demanda dos vereadores, a empresa tem atendido a demanda dos munícipes”, ressaltou o vereador.
Segundo o parlamentar, ainda há algumas lâmpadas queimadas no município. “Mas a pessoa fala ‘tem uma lâmpada queimada na minha rua’ e você pergunta ‘você protocolou?’, ‘não’ então não tem como. Desde que você ligue e faça o seu protocolo por meio do 0800, todos estão sendo atendidos. Quero parabenizar ao senhor Caio e a todos envolvidos nessa empresa.”
O vereador também explicou que, quanto a reclamação da criação da CIP, o problema estava na cobrança duplicada. “A única reclamação que tivemos foi de as pessoas estarem pagando duas vezes a taxa. Quem tinha um terreno, não tinha o padrão, acabava pagando para a concessionária e para o carnê da CIP da Prefeitura”, esclareceu Gideon dos Santos.
“No nosso mandato foi uma grande demanda da população para um esclarecimento melhor a respeito da cobrança da taxa da CIP. Hoje estão sendo beneficiados os munícipes da cidade”, finalizou o vereador.
O requerimento foi aprovado por todos os vereadores e será encaminhado para a empresa ter conhecimento das congratulações.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira