A Prefeitura de Porto Ferreira firmou um projeto de cooperação com a Universidade de São Paulo (USP), por meio da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos – Campus Fernando Costa (Pirassununga), com o tema “Capacitação rural para o desenvolvimento sustentável de sistemas baseados em pastagens”.
O prefeito Rômulo Rippa recebeu na semana passada a coordenadora do projeto, professora Lilian Elgalise Techio Pereira, e o professor Adriano Rogério Bruno Tech (Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação da FZEA), quando foi feita a sua apresentação. Também participou do encontro a chefe da Divisão de Meio Ambiente, Cristiane Francisco, e o chefe da Seção de Agricultura, Iésus Guião.
O projeto vista promover uma capacitação rural para o desenvolvimento sustentável, por meio de uma extensão universitária que vai apoiar e prestar consultoria para os agricultores ferreirenses.
Entre as ações que serão abordadas junto aos agricultores estão: análises de solo e recomendação de adubação; planejamento para implantação de pastagens e alimentação do rebanho; capacitação em utilização e manejo sustentável do solo e das pastagens; acompanhamento das propriedades participantes do projeto.
A duração do projeto é de 2 anos. No mês de maio será feita a sua apresentação aos interessados, cujo cadastro será realizado no mês de junho. De setembro a dezembro será feito o levantamento das demandas e na sequência os cursos de capacitação, acompanhamento técnico e elaboração de planejamento adequado a cada propriedade rural.
“É um projeto importante para capacitar nossos produtores rurais, que receberão as orientações dos técnicos de uma das mais conceituadas universidades do país, auxiliando no planejamento, melhorando a produção, dentro de um desenvolvimento sustentável do ponto de vista ambiental”, comentou o prefeito Rômulo Rippa.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br