Durante todo o mês de maio, Porto Ferreira receberá a exposição “Jean Gabriel Villin – um francês à brasileira”. O artista plástico francês naturalizado brasileiro e radicado em Porto Ferreira, falecido em 1979, completaria 113 anos no dia 28 de maio. Ele ilustrou dezenas de livros, sendo 11 deles de Monteiro Lobato, como a primeira edição de “Reinações de Narizinho”, “Viagem ao Céu” e “Caçadas de Pedrinho”. O “brasileirismo” de suas ilustrações encantou Lobato. Villin era apaixonado pela cultura brasileira, a natureza, os mitos e lendas indígenas e, em especial, pelo saci-pererê, uma das figuras folclóricas mais retratados pelo artista.
A relação com Porto Ferreira nasceu na década de 1920, quando foi contratado na França para ser desenhista na Fábrica de Louças, a primeira cerâmica local. Ficou na cidade até 1929, quando se casou com uma ferreirense, a professora Nalzira Pinto Cortez, e mudaram-se para São Paulo.
Na Capital, Villin ganhou espaço como ilustrador e desenhista publicitário, sendo considerado um dos melhores do país e o layoutman mais rápido de São Paulo. Sendo chamado na época de “o mais brasileiro dos publicitários brasileiros”, era disputado por grandes agências e atendia a todas como freelancer. Foi funcionário público, nomeado cartógrafo da Secretaria Estadual de Educação, na década de 1930.
Nunca de desligou de Porto Ferreira, onde teve rancho e chácara e para onde sempre ia com a família e amigos. Aposentou-se em 1961 e pouco depois que a filha mais nova se casou, em 1963, voltou à cidade onde sempre foi conhecido pela sua simpatia e bom humor.
A exposição reuniu obras, objetos pessoais e fotografias vindos principalmente do acervo familiar e também de colecionadores e do Museu de Porto Ferreira. A curadoria é das produtoras culturais Walderez Macedo e Maria Izabel Parolim.
Na programação, que começa no dia 3 e vai até o dia 31 de maio, haverá palestras, visitas temáticas e oficinas, além de contação de histórias do livro “Reinações de Narizinho”, por meio de áudio-livro. Alunos da Escola Técnica de Porto Ferreira foram treinados especialmente para acompanhar e monitorar as visitas, passando informações aos frequentadores.
Mais de 700 alunos da rede municipal de ensino passarão pela exposição ao longo do mês.
A exposição “Jean Gabriel Villin – um francês à brasileira” acontece na sede social do Porto Ferreira Futebol Clube (PFFC), à praça Cornélio Procópio, 174, no centro de Porto Ferreira, e estará aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.
Para conhecer a programação e inscrever-se nas palestras e oficinas – todas gratuitas – acesse a página do Facebook (https://www.facebook.com/jeanvillin).
O evento é uma realização da Ideologie através do ProAC, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Cultura. Conta com o apoio cultural do Porto Ferreira Futebol Clube, Porto FM, EPTV e Secretaria de Cultura de Porto Ferreira e tem o patrocínio máster da MarGirius.
SERVIÇO:
Exposição “Jean Gabriel Villin – um francês à brasileira”
De 3 a 31 de maio
Local: Sede Social PFFC, centro de Porto Ferreira, SP
Funcionamento: segunda a sexta, de 10h às 18h; sábados e domingos, de 10h às 16h. Informações: www.facebook.com/jeanvillin.
PROGRAMAÇÃO
Dia 4, às 14h – Oficina de Xilogravura, com Lucas Rosa e Bruna Rosim, do Ateliê Nômade.
Dia 5, às 10h – Visita Temática “Um Convite à Vida e Obra de Villin”,
Dia 9, às 20h – Palestra “Os Ilustradores de Lobato”, com Magno Silveira, designer gráfico e pesquisador da iconografia lobatiana.
Dia 11, às 14h – Oficina de Aquarela, com Fabiana Lima, arquiteta e artista plástica.
Dia 12, às 10h – Visita Temática “Villin e o Folclore Brasileiro”.
Dia 16, às 20h – Palestra “Desperte para uma Vida Extraordinária”, com Ricardo Macedo, especialista em Desenvolvimento Pessoal e Organizacional.
Dia 18, às 10h – Oficina “Memória Registrada: Diálogos com Villin”.
Dia 19, às 10h – Visita Temática “Narrativas Folclóricas”.
Dia 22, às 20h – Bate-papo: a exposição e o ProAC, com Bel Parolim e Walderez Macedo, produtoras culturais.
Dia 24, às 20h – Oficina de Escrita Criativa, com Valéria Corrêa Porto, escritora e ilustradora.
Dia 25, às 14h – Oficina de Monotipia, com Emerson Prata, cientista social e educador.
Dia 26, às 10h – Visita Temática: Porto Ferreira e a Produção Artística de Villin.
Dia 28, às 20h – Dia do Ceramista, as palestras:
– “A cerâmica na história da evolução humana”, com Guilherme Zullo, cientista social e professor.
– ”A importância da cerâmica no desenvolvimento de Porto Ferreira”, com Miguel Bragioni, pesquisador da história da cidade.
Curiosidades sobre Jean Villin:
· Frase de Villin: “Sinceramente, minha produção artística não me envaidece; é uma modesta, mas honesta contribuição ao meu País de adoção”.
· O Marco Zero na Praça da Sé em São Paulo é uma criação de Jean Gabriel Villin.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos – Fonte: Assessoria de Imprensa – Clip Comunicação
Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br