Realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio chega a sua 25ª edição neste dia 29/05 (quarta-feira). Mais de 3 mil cidades do Brasil e de outros países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Honduras, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela participam desta disputa. A ação mundial existe para, por meio da integração e cooperação entre as cidades, incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis e a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.
Porto Ferreira vai enfrentar novamente a cidade paulista de Bertioga nesta edição do Dia do Desafio. Em 2018, ambas ficaram na 125ª colocação no ranking Cidades + Cidades, com 12,59% de participação.
Criado no Canadá, o evento é coordenado mundialmente pela Tafisa (The Association for International Sport for All) e no continente americano pelo Sesc São Paulo. Além disso, conta com o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) e a International Sport and Culture Association (Isca), e com a realização das prefeituras municipais.
“Com o protagonismo compartilhado com instituições públicas e privadas, nesta data, forma-se uma rede de pessoas que abraçam o desafio de oferecer oportunidades de tornar a vida de todos mais ativa. Cria-se então um cenário que favorece a motivação para a adoção de hábitos saudáveis na rotina essenciais na promoção do bem-estar social e a melhora da qualidade de vida da população, princípios da ação do Sesc”, ressalta o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.
Na última quarta-feira de maio, diferentes cidades da América Latina se enfrentam em uma competição amigável na qual a população é incentivada a praticar atividades físico-esportivas ao longo do dia. O município que conseguir mobilizar o maior número de participantes em relação a sua população total vence o desafio.
As duplas de cidades, de porte equivalente, foram definidas por sorteio na edição de 2018 para uma competição trienal que segue até 2020. Ou seja, este ano elas continuam parceiras na disputa e seguem somando esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportes. Além do desafio entre cidades, cada dupla entra, unida, na classificação do ranking Cidade + Cidade. Este contabiliza a soma dos resultados de ambos os municípios, e é atualizado a cada ano, estimulando a troca de boas práticas entre eles para que, juntos, alcancem um melhor resultado global.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br