Minhas amigas e meus amigos,
A conjuntura política do país e do mundo preocupa a todos aqueles que possuem um viés humanista e progressista. Sabemos que o mundo passa, atualmente, por uma nova onda de intolerância, de ignorância e de ódio, onda essa que tomou conta do cenário político, ao semear a discórdia e a desesperança, ameaçando inclusive nossa recente democracia. A grande política cedeu à politicagem mais mesquinha e a luta pelos direitos mais básicos de todo cidadão se tornou uma ameaça aos poderosos. Entretanto, todo ato gera uma consequência.
Há alguns meses, um grupo começou a se formar espontaneamente, apenas pela afinidade entre indivíduos que acreditam que a cultura e a educação devem alcançar a todos, em especial, as minorias. Para estes, a missão daqueles que detêm o saber é instruir, daqueles que detêm força é erguer os que estão no chão. Este grupo, naturalmente muito engajado, se fortaleceu e cresceu, de tal forma que não havia mais espaço apenas para seus sonhos; era hora de agir! Foi nesse momento que este grupo percebeu a necessidade de realizar um trabalho dentro de uma legenda partidária, a fim de defender seus ideais e trazer novos companheiros nesta árdua luta pela democracia.
O partido escolhido foi o PDT (Partido Democrático Trabalhista), legenda nascida do trabalhismo do século XX, pelo saudoso Leonel Brizola, responsável pela Campanha da Legalidade. Outras ilustres personalidades admiráveis estiveram presentes nas trincheiras do PDT, tais como Darcy Ribeiro e Abdias do Nascimento. Atualmente, esta legenda defende várias frentes de luta, todas permeadas por um projeto de soberania nacional. É um partido que luta pelos direitos das mulheres, das crianças e dos adolescentes, dos mais pobres, da comunidade LGBTQ+, da comunidade negra, e principalmente pelos direitos trabalhistas de nossa população. Um partido que luta pelo desenvolvimento dos seres humanos através da educação e cultura, fazendo com que os mais fracos tenham uma oportunidade de lutar pelos seus direitos e sua dignidade.
Assim, após contato com a direção estadual da legenda, formou-se a Comissão Provisória do PDT de Porto Ferreira, constituída da seguinte forma: sr. Régis Radael Berretta, atual Secretário de Cultura como Presidente; sr. Alano Alexandre Umbelino de Barros, professor e historiador como Vice-presidente; sr. Felipe Antônio Strozzi Lamellas, jornalista e presidente do Rotaract Club de Porto Ferreira como Secretário-Geral; srta. Jacqueline Theodoro, Coordenadora Cultural e militante da causa étnico-racial como Primeira Secretária e sr. Vinicius Carlos da Silva, Chefe de Patrimônio, professor e historiador como Tesoureiro.
Estes convidam a toda a população ferreirense a conhecer mais sobre as ideias defendidas pelo PDT e sobre este grupo em Porto Ferreira. Ressaltam ainda que estarão sempre de portas abertas para receber as demandas e ideias da população ferreirense.
A primeira reunião de apresentação da nova gestão acontecerá no dia 06 de junho às 19h na Câmara Municipal de Porto Ferreira.
Por fim, enfatizamos a importância de todos os cidadãos participarem da luta política em nosso país, em especial daqueles que se solidarizam com os mais necessitados, com aqueles que são relegados por um sistema que excluí os que não possuem grandes posses. Apenas através do embate político poderemos transformar a nossa realidade em prol de uma sociedade mais justa e mais humana.
Até breve!
Por Felipe Lamellas