A Secretaria de Cultura de Porto Ferreira traz na manhã de sábado (01/06), a partir das 11 horas, na praça Cornélio Procópio (central), o espetáculo circense “Biruta Nua e Crua”, interativo e de rua, que demonstra o desabafo da artista diante das formalidades sociais quanto ao ser mulher.
Sua banda, abandonada. Sua vaidade desconstruída. Biruta é uma bela palhaça que não quer tocar apenas os olhos, mas também o coração. É possível! Se rega do riso, da rua e das eternas possibilidades que vem com cada momento. Transmutando o medo em coragem, fragilidade em potência, uma alma crua e cura. O intuito é expandir e encarar os desafios do mundo através de um viés feminino, que pode trazer mais generosidade, amor, e violar toda e qualquer autoridade que algum dia fez alguém desistir de um sonho.
O espetáculo de rua “Biruta, Nua e Crua”, de Calini Detoni, estreou em maio de 2017 e desde então tem se apresentado em feiras, eventos públicos e privados, praças, festivais e convenções. A peça já circulou por diversas cidades do estado de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul, além de apresentações nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, somando mais de 50 apresentações.
Calini Detoni desde 2009 realiza pesquisa sobre elementos do circo dentro da cena teatral, do corpo e do objeto sob uma perspectiva cômica. A palhaça Biruta surge em 2011 e desde então Calini vem trabalhando e estudando mente e corpo para o aperfeiçoamento da sua técnica. Em 2015 formou-se na Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica, contemplada com o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo para residência. Na escola adquiriu experiência em produção cênica através da criação de diversas cenas e participação na Incubadora de Jovens Talentos. Além disso realizou formação com mestres da palhaçaria e circulou por importantes festivais, como o Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina (SC), Mostra Sua Graça Palhaça (RS) e Festival de Circo de Pelotas (RS), XIX Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo (RJ), XIV Anjos do Picadeiro (RJ).
Ficha técnica
Direção de número: Karla Concá
Atuação e roteiro: Calini Detoni
Figurino: Calini Detoni
Duração: 30 minutos
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Fonte: