Baseado em dados do Governo federal através do Ministério da Saúde (MS) que incluiu os atendimentos de estimulação precoce para crianças de 0 a 3 anos para municípios via Sistema Único de Saúde (SUS), visando atendimentos a autistas, paralisia cerebral, microcefalia, síndrome de down, entre outras doenças, que causam o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
Os municípios deverão solicitar o cadastramento, para poderem implantar este serviço, que faz parte do plano de enfrentamento contra o atraso no desenvolvimento de crianças, principalmente contra a microcefalia, que teve seus casos aumentados nos últimos anos no Brasil, devido ao zika vírus, segundo estudos divulgados pelo MS.
Após ter conhecimento deste projeto, que muito poderia contribuir para a saúde de crianças em Porto Ferreira, o vereador Élcio Arruda (MDB), solicitará ao Executivo Municipal, que realize um levantamento sobre este importantíssimo programa de estimulação precoce, podendo assim prestar um atendimento de mais qualidade no município, ou seja, se cadastrar e ou ampliar este tipo de serviço caso já exista.
Uma equipe de profissionais, formadas por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos, entre outros profissionais, poderiam estar realizando via SUS os atendimentos e orientação, de forma gratuita e sem custos para as prefeituras e aos pacientes, pois os recursos são repassados pelo Governo Federal.
"Estarei solicitando algumas informações sobre este projeto, que visa melhora na qualidade de vida de crianças, que apresentam atraso no desenvolvimento, como profissional da área de saúde, trabalhei na Apae de Porto Ferreira por vários anos, e considero a estimulação precoce em crianças, de essencial importância, evitando-se e ou amenizando-se sequelas futuras nas mais variadas patologias". Finalizou Arruda.
Fonte: Assessoria MDB de Porto Ferreira