Uma ação desenvolvida pela Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Ferreira envolve a identificação e a conservação da fauna silvestre do município. A maioria dos lugares está em estado crítico de preservação.
A biodiversidade refere-se à variedade de formas de vida encontrada em um determinado ecossistema e a forma que se relacionam. Já a fauna possui o papel de manter o equilíbrio da natureza, dispersando sementes e evitando a superpopulação de espécies. Cada animal, por menor que seja, é importante na sua função.
A ação realizada pela Prefeitura, em novembro de 2018, visitou áreas do município com o intuito de identificar refúgios da vida silvestre para identificar os problemas e incentivar a preservação.
Dentre as áreas visitadas estão as seguintes:
- Mata ciliar do rio Mojo-Guaçu (ancoradouro)
- Parque Estadual de Porto Ferreira
- Parque Ecológico Henriqueta Libertucci
- Área de ranchos (rodovia Anhanguera – Porto Ferreira/Santa Rita do Passa Quatro)
- Mata do Jardim Porto Bello
- Mata ciliar do córrego Santa Rosa
- Área Santa Rosa I (avenida Rudolf Streit)
- Área Santa Rosa III (Jardim Santa Luzia)
- Área verde do Jardim Vytória
- Área verde do Jardim Águas Claras
Dentre essas áreas, a única que não se enquadra em estado crítico é o Parque Henriqueta Libertucci, devido a constante manutenção dos funcionários. As outras áreas sofrem diretamente ou indiretamente devido a construções feitas nas proximidades e à permanência de animais invasores, como cães e gatos.
Para a identificação e preservação das áreas visitadas, a Prefeitura instalou placas indicando o local como Área de Refúgio da Biodiversidade.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessor de Comunicação, Cerimonial e Eventos







